Acertar no corte, cor e forma de um cabelo faz toda a diferença para garantir um visual harmônico e bonito para o seu cliente. Para auxiliar o cabeleireiro a alinhar fatores como formato do rosto, tom e subtom da pele, textura natural do cabelo, químicas anteriores, rotina, cuidados, estilo que se deseja adotar e, claro, o desejo e gosto do cliente, existe um estudo muito comentado na área da beleza: o visagismo.

O visagismo não se baseia apenas nas características físicas da pessoa, mas também em seu estilo de vida, personalidade e imagem. Com as técnicas fornecidas por esse estudo o profissional conseguirá identificar o melhor corte para cada formato de rosto, a melhor cor para cada tom e subtom de pele, o melhor visual para cada estilo. Tudo de forma harmônica e valorizando o que é natural em cada cliente. Assim, é mais fácil deixá-lo satisfeito! Incrível, não é?


Saiba mais:


Neste artigo vamos apresentar algumas dicas práticas do visagismo que você pode implementar em seu trabalho para garantir resultados ainda mais bonitos para os seus clientes. Vamos começar?

1. Lisos x cacheados

A textura dos cabelos é muito relevante para a imagem que o cliente gostaria de passar. Veja como os princípios do visagismo são utilizados para interpretar os cabelos lisos e os cacheados:

  • Cabelos lisos: passam a imagem de força, segurança, controle e seriedade. Ideais para aqueles que ocupam altos cargos no mercado de trabalho ou que têm profissões que exigem bastante seriedade, como advogados e administradores.

  • Cabelos cacheados: transmitem a ideia de dinamismo, diversão e juventude. Ideal para quem deseja passar uma imagem descontraída e mais informal.

Com esses critérios em mente, você poderá indicar a melhor forma do cliente finalizar os cabelos (escova, babyliss, fitagem, entre outros) e também prever se é recomendável fazer um alisamento ou passar pela transição capilar.

2. Cores quentes x cores frias

De acordo com o visagismo, cores quentes harmonizam com cores quentes e cores frias harmonizam com cores frias. Na prática, o profissional deve identificar se a cor da pele do cliente apresenta tonalidades quentes ou frias e, assim, determinar a melhor cor para que tudo combine perfeitamente.

Veja como identificar a temperatura da pele do cliente e fazer uma breve análise antes de começar o serviço. Isso irá trazer mais credibilidade para o seu trabalho!

  • Pele com tom quente: fica bronzeada quando exposta ao sol, apresenta a veia do pulso com tonalidade esverdeada e fica melhor com acessórios dourados. Reflexos acobreados e dourados ficam perfeitos para colorações.

  • Pele com tom frio: dificilmente se bronzeia, ficando com cor avermelhada quando exposta ao sol. Apresenta a veia do pulso com tonalidade azulada e fica melhor com acessórios prateados. Reflexos acinzentados, azulados e arroxeados (irisados) são os ideais para colorações.


Confira a vídeo aula online:


3. Formato do rosto no visagismo

O formato do rosto do cliente interfere principalmente no corte. Um corte bem feito pode disfarçar os pontos negativos e valorizar os pontos positivos de cada um dos tipos de face, proporcionando um visual mais harmônico.

Veja algumas dicas para chegar ao corte perfeito para os quatro formatos de rosto mais comuns:

  • Rosto oval: franjas retas e laterais suavizam o aspecto longo do rosto. A base do corte pode ser reta, mas adicione camadas principalmente abaixo do queixo, proporcionando mais volume e leveza.
  • Rosto redondo: opte por cortes com laterais mais retas, cobrindo as maçãs do rosto e prefira franjas diagonais.
  • Rosto retangular: linhas assimétricas e volume ficam perfeitos no rosto retangular, principalmente nos cortes mais curtos que evidenciam os ângulos do formato.
  • Rosto triangular: perfeito para cortes médios e franjas. Volume e movimento são bem-vindos.

Com essas dicas, o cabeleireiro terá mais segurança no resultado e na satisfação dos clientes! Além disso, é importante usar marcas de cosméticos profissionais que realmente se importem com o seu sucesso e desenvolvam produtos de alta qualidade que te acompanham em todos os serviços.

Acompanhe nosso blog e receba várias outras dicas e tutoriais valiosos para alavancar sua carreira no salão!