A agenda do cabeleireiro é protagonista na organização do dia a dia em um salão de beleza, porém, muitas vezes, o profissional não dá a ela a atenção devida. Sabemos que não é fácil gerir seus horários em meio a muitos clientes e serviços, mas se trata de uma etapa fundamental para a sua produtividade, principalmente se você não tem uma recepcionista ou secretária para te ajudar.

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas práticas, porém valiosas, para tornar sua agenda mais estratégica. Vamos começar?

1. Gerencie atrasos

Atrasos prejudicam bastante a rotina, podem virar uma bola de neve e deixar muitos clientes insatisfeitos e impacientes, por isso é necessário tentar controlá-los.

Para evitar o atraso do profissional é muito importante calcular bem o tempo gasto para cada serviço e ainda deixar uma margem de tempo razoável entre um cliente e outro para o caso de imprevistos.


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Quando o atraso parte dos clientes, a situação é mais difícil de controlar. A sugestão é definir um tempo limite de espera, comunicá-lo com antecedência e, se ele for ultrapassado, agendar o cliente para outra data. Sabemos que pode ser difícil tomar essa atitude, mas com o tempo os clientes entenderão e se organizarão para chegar na hora certa!

2. Cuidado com os encaixes

Tentar encaixar clientes a cada minuto livre na agenda do cabeleireiro pode comprometer severamente a qualidade do atendimento. Hoje todos buscam um cuidado personalizado, com atenção e dedicação do profissional e isso demanda tempo. Os clientes percebem quando o serviço é feito com pressa e podem ficar insatisfeitos.

Quando a disponibilidade de tempo não for suficiente para o serviço, tente marcar para outra data. É claro que a tentação de ampliar os lucros do dia é grande, mas lembre-se que qualidade vale mais do que quantidade.

3. Use boas ferramentas

Hoje existem softwares e aplicativos para a agenda do cabeleireiro que são muito mais eficientes do que a velha agenda de papel. Veja as vantagens:

  • Poder fazer agendamentos a qualquer momento através do celular.
  • Possibilidade de programar lembretes quando o horário do próximo cliente estiver chegando.
  • Evitar conflitos de horários.
  • Agilizar o preenchimento.
  • Visualizar por dia, semana ou mês.

4. Facilite o contato

Hoje, além da ligação, existem outras ferramentas bastante eficientes para agendamento. O WhatsApp e as mensagens diretas do Instagram cumprem muito bem essa função. A vantagem é a possibilidade de responder as mensagens de seus clientes na hora que quiser e não ter que interromper um serviço para atender o telefone.


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5. Faça uma abertura periódica da agenda do cabeleireiro

Profissionais com grande demanda por horários podem optar por fazer uma abertura de agenda periódica a cada um ou dois meses, por exemplo, e fechá-la quando os horários estiverem esgotados. Assim os clientes não terão que esperar muito tempo para conseguir fazer o serviço que desejam. Nesse meio tempo, crie uma lista de espera para preencher os horários em casos de cancelamento.

Essas dicas te ajudaram a ter uma rotina mais organizada e produtiva no salão?

A Bellkey tem como objetivo levar conhecimento de ponta para cabeleireiros em todo o país. Por isso, aqui no blog você encontra diversos conteúdos sobre o universo da beleza, dicas de produto e tutorias para criar os cabelos mais pedidos pelos clientes!