Muitos cabeleireiros pensam em se aventurar no mundo do empreendedorismo e abrir seu salão de beleza. Ter um negócio próprio pode sim ser bastante vantajoso, tanto no aspecto financeiro quanto na satisfação profissional e crescimento na carreira.

Mas sabemos como o processo para ter uma empresa pode ser arriscado, não é? Pensando nisso, elaboramos algumas dicas importantes que podem ajudar o cabeleireiro antes de abrir seu negócio. Vamos começar?

Você está preparado para abrir seu salão de beleza?

Primeiramente, sugerimos que você faça uma autoanálise antes de decidir se de fato quer abrir seu salão de beleza. O dono de um empreendimento tem uma série de responsabilidades a mais do que um funcionário e você precisa estar preparado para lidar com elas.

Além disso, o dono de um salão deve ser um cabeleireiro experiente, habilidoso, com boa capacidade de liderança e exemplar no relacionamento com clientes. Você se encaixa nessa descrição? Então vamos às dicas!

1. Procure uma boa localização

A localização é fundamental para o sucesso de um empreendimento e o mesmo vale para o seu salão de beleza. Sabemos que muitos clientes acompanham o cabeleireiro em qualquer lugar, mas não é bom contar apenas com isso, certo? Aqui vão alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher o local para abrir seu salão de beleza.

  • Verifique se o local é de fácil acesso, tanto de carro quanto de ônibus. Confira se há vagas nas ruas ou estacionamento na região.
  • Locais com grande circulação de pessoas como shoppings e centros comerciais podem atrair clientes que passam por ali no dia a dia.
  • Bairros mais sofisticados combinam com salões mais sofisticados, o mesmo vale para bairros mais simples. Por isso, pense em um bairro que seja adequado para o estilo de seu salão.

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2. Conheça seus clientes

Antes de abrir uma empresa é importante saber como será o seu público para que você possa elaborar um serviço que atenda a todas as expectativas e demandas de seus clientes. Para te ajudar nisso, pense em quais seriam as características de um cliente ideal para você:

  • São homens ou mulheres?
  • Qual é a faixa etária?
  • Qual é o poder aquisitivo?
  • Quais são seus medos e desejos?
  • Com que frequência vão ao salão?
  • Quais serviços procuram?

Com base nessas e mais perguntas que você pode elaborar, imagine seu cliente e pense em como ele gostaria de ser atendido e o que ele gostaria de encontrar em seu salão. Tenha sempre seu público em mente ao tomar decisões em sua empresa.

3. Lide com a parte burocrática

Ao abrir seu salão de beleza você terá que lidar com uma série de burocracias para regularizar a sua empresa. O contador é o profissional certo para te ajudar nesse quesito e irá guiá-lo para conseguir um alvará de funcionamento.


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4. Pense na identidade e divulgação do seu salão

O sucesso de um novo negócio depende muito de uma boa publicidade. Para começar, crie a identidade visual da sua empresa com a ajuda de um profissional de comunicação ou design. Pense nos conceitos e valores que gostaria de transmitir ao seu público. O salão será sofisticado e luxuoso? Simples e acessível? Jovem e divertido? É hora de decidir! Feito isso, mostre o seu trabalho. As redes sociais podem te ajudar bastante nisso e atrair ainda mais clientes para o salão.

5. Escolha bons fornecedores de produtos

Os produtos são grandes aliados de um bom cabeleireiro. Ao abrir seu  salão de beleza, você precisará de um fornecedor de cosméticos que seja confiável e que ofereça qualidade para garantir que os resultados do seu trabalho sejam ainda melhores.

Bellkey tem uma linha completa de produtos profissionais desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar uma performance superior e prezar pela saúde da fibra capilar.

Conheça nossos produtos e acompanhe nossas dicas e conteúdos elaborados para te ajudar em sua carreira e em seu dia a dia no salão.