Certamente todo cabeleireiro já ouviu um cliente comentar algum fato sobre cabelos que não era verdade, certo? Na área da beleza existem muitos mitos sobre cabelo e cabe ao profissional esclarecê-los para que o cliente tenha informações seguras e de qualidade.

Neste artigo vamos desvendar alguns mitos que costumamos ouvir por aí. Assim, ficará mais fácil explicar o que é verdade ou não para quem passar pelo seu salão. Vamos começar?

Desvendando alguns mitos sobre cabelo

1. Cortar as pontas faz o cabelo crescer

O crescimento do cabelo não tem nenhuma relação com as pontas dos fios, afinal o cabelo cresce a partir da raiz. Na verdade, a velocidade do crescimento do cabelo se relaciona com fatores genéticos e também fisiológicos, como uma boa alimentação, que permite nutrir o bulbo capilar adequadamente.

Entretanto, dá para entender o porquê desse ser um dos mitos sobre cabelo. Quando ficamos muito tempo sem cortar os fios, as pontas começam a ficar mais secas e quebradiças e, ao cortá-las, resta apenas a parte mais saudável do fio. Por isso, percebemos que o cabelo está mais bonito e forte e acreditamos que ele vai crescer mais rápido.

2. Faz mal lavar os cabelos diariamente

Esse também é um dos mitos sobre cabelo, pois é impossível definir uma frequência universal para a higienização dos fios, já que cada um tem suas características e demanda cuidados personalizados. Algumas pessoas podem sentir a necessidade de lavagem diária sem que seja, necessariamente, prejudicial para a saúde do cabelo. É necessário fazer uma avaliação individual.

3. Raspar o cabelo faz os fios engrossarem

A estrutura dos fios é definida por fatores genéticos que se manifestam a partir do bulbo capilar que fica na parte interna do cabelo. Portanto, o ato de passar a lâmina rente aos fios não é capaz de alterar fatores estruturais que caracterizam o fio, como a espessura. O que dá a sensação de que o cabelo está mais grosso é a eliminação das pontas, a parte mais fina do fio.

4. O cabelo se acostuma com o shampoo

O cabelo não se “acostuma” com nenhum produto. Esse é mais um dos mitos sobre cabelo. Na realidade, o fio tem diversas necessidades de cuidados e cada produto supre uma delas. Quando usamos o mesmo produto por um longo tempo, o cabelo fica “saturado” dos benefícios desse cosmético, que acaba não tendo o mesmo efeito que antes e precisa ser substituído.

Por isso, é interessante que você recomende que seu cliente alterne o uso de produtos, pois cada um deles tem uma função. Essa é, inclusive, uma boa oportunidade de investir na revenda de produtos.

 

5. Arrancar um fio branco faz outros dois nascerem no mesmo lugar

Esse é um dos mitos sobre cabelo que mais assusta quem está começando a lidar com os primeiros brancos, então tranquilize seu cliente! O fio arrancado será substituído apenas por outro. O que faz pensar que os branquinhos estão aparecendo em maior quantidade é o fato de eles começarem a nascer continuamente. Aos poucos, outros fios também começarão a ficar brancos.

Mitos sobre cabelo sempre vão aparecer! Pesquise sempre e não fique em dúvida. Um profissional atualizado, com conhecimentos profundos sobre cabelo pode oferecer informações de qualidade para seus clientes, o que demonstra que você é um grande especialista. Isso gera mais confiança e fidelização dos clientes.

Aqui no blog da Bellkey você encontra diversos conteúdos feitos especialmente para te ajudar a se manter sempre em dia com o mercado da beleza!