O que é o Córtex e onde está localizado?

O Córtex é uma parte da estrutura capilar que está localizado logo abaixo das camadas da cutícula e é o maior responsável pela resistência dos fios!

O Córtex possibilita que, quando o fio de cabelo tem contato com produtos com pH alcalino ou ácido, ele  se mantenha elástico ,permitindo dobrar de tamanho e retornar ao seu estado normal sem danificar!


Saiba mais:


Aliás, o córtex também é responsável pela grande parte de massa capilar (em torno de 80 a 90%) e grande quantidade de ligações de enxofre rico num aminoácido muito importante (a cistina) que possibilita as mudanças no fio.

Em que situações lidamos diretamente com o córtex?

Se você trabalha com alisantes, cuidado! Você está lidando diretamente com esta estrutura!  Mesmo quando realiza  uma escova lisa ou  cacheada, ou  ao final de um clareamento intenso percebemos que os fios estão estranhos ou encolheram (emborracharam) como se literalmente estivéssemos olhando para um pacote de “miojo”. 

Ainda, no córtex, temos a região onde é formada a cor independentemente, se os cabelos são claros escuros,   desde o preto passando por variedade de castanhos e loiros ou até os já brancos!

Córtex e Medula são a mesma coisa?

Por fim, vamos responder essa questão que por vezes causa muitda dúvida.

A resposta é "Não"! Vejam a imagem abaixo:

No centro do fio  temos a medula, que alguns autores com seus estudos científicos  mencionam que alguns fios de cabelos possuem a tal medula integralmente e em outros fios de cabelo, apenas parcial (chegando a ser inexistente em outros fios).


Confira também:


Toda esta questão de fios terem ou não medula existente ou inexistente pode ocorrer na mesma cabeça.

Alguns autores se referem a esta região como se ali houvesse pequenos restos de melanina (aquela que da cor ao cabelo) e, portanto os cabelos que contenham medula são mais brilhantes e cores mais vivas... mas isso não é um consenso entre eles.