Muitos cabeleireiros já se depararam com uma situação que é alarmante para muitos clientes: a raiz clareou demais! Você sabe por que isso acontece? Sabe como solucionar esse efeito indesejado?

Neste post você encontrará as respostas a essas perguntas. Confira!

Por que a raiz clareou demais?

O clareamento excessivo na raiz dos cabelos, gerando uma cor sem uniformidade, é uma situação relativamente comum e o motivo é muito simples: a temperatura! Como a região próxima ao couro cabeludo apresenta uma temperatura mais alta, dada a proximidade com a pele, os fios que ficam nessa região tendem a clarear mais rapidamente do que o restante dos cabelos. Como sabemos, o calor faz a atuação de colorações e descolorantes ser ainda mais rápida!

Como evitar o clareamento excessivo na raiz?

O segredo para evitar que a raiz acabe ficando mais clara do que o restante dos fios está na aplicação do produto. O produto deve ser aplicado na raiz por último porque ela clareia com mais rapidez. Essa forma de aplicação deve ser usada, principalmente, em dois casos específicos:

  • Mudança de cor global em cabelos virgens
  • Coloração de cabelos com grande crescimento de raiz

Comece a aplicação pelo comprimento e pontas. Depois de aplicar o produto em toda a cabeça, comece a fazer a aplicação nas raízes. Aguarde o tempo de pausa e remova o produto como de costume. Essa técnica funciona tanto para colorações, quanto para as descolorações.

Outra opção para evitar o problema é utilizar oxidantes com volumagens diferentes na raiz, no comprimento e nas pontas. Escolha um oxidante um pouco mais fraco para a raiz, pois ele compensará o fator aquecimento e ajudará a manter a cor dos fios uniforme.

Exemplo: oxidante de 20 volumes para a raiz e oxidante de 30 volumes para o comprimento e pontas.

Nesse caso não se esqueça de fazer a mistura em recipientes diferentes.

A raiz clareou muito: como resolver?

Se o erro já aconteceu e a raiz clareou mais do que o comprimento e as pontas do cabelo é necessário pensar em formas de corrigir para que o cliente não saia do salão com os fios manchados.

Não se desespere e converse com o cliente com tranquilidade, peça desculpas pelo erro, explique que isso pode acontecer e mostre que se a raiz clareou demais há maneiras de recuperar a uniformidade da cor dos fios.

Para clarear o comprimento e pontas, a melhor opção é fazer uma limpeza de cor. Uma das maneiras de fazer isso é misturar em um recipiente:

  • Uma parte de pó descolorante Infinity Color (Ex.: 30 gramas);
  • Uma parte de oxidante 10 volumes Infinity Color (Ex.: 30 ml);
  • Duas partes de Cleaner Shampoo (Ex.: 60 ml).

No lavatório, aplique a mistura apenas nos fios que estão mais escuros e espere que os cabelos cheguem a uma tonalidade mais próxima que a da raiz. Depois disso, tonalize todo o cabelo com a cor desejada pelo cliente.

Pronto! Agora todo o cabelo estará na cor certa. Entretanto, uma coloração seguida de uma limpeza de cor pode ser um processo bastante agressivo para a saúde dos fios. Para garantir a manutenção da integridade da fibra capilar é fundamental utilizar produtos de excelente qualidade e depois fazer um bom tratamento voltado para as necessidades específicas dos cabelos coloridos.

O mais indicado é usar colorações, descolorantes e oxidantes como os da Bellkey que apresentam alta performance, garantindo clareamento e cores intensos, com tecnologia de ponta que prioriza sempre a saúde dos cabelos.

Após todo o procedimento, com os fios limpos e úmidos, aplique uma máscara que proteja, revitalize a cor e que  promova nutrição e regeneração intensas nos fios danificados por processos químicos, como a Nutriction Color Mask.

A proposta da Bellkey Professional é apoiar cabeleireiros em todo o Brasil com produtos de alta qualidade e conteúdos valiosos para compartilhar conhecimento. Portanto, a raiz clareou demais? Agora você já sabe como corrigir.

Essas dicas foram úteis para o seu dia a dia no salão? Acompanhe nosso blog e tenha  sempre acesso a mais informações que vão te ajudar em seu crescimento profissional.