A limpeza regular das ferramentas de trabalho não apenas as protege de danos, para que você não precise sempre comprá-las, mas também é um cuidado para os seus clientes e demonstra que o salão segue boas práticas de higiene.

Neste post, compartilhamos as melhores maneiras de limpar suas ferramentas e acessórios de penteado para evitar desperdícios e o acúmulo de sujeira, além de ajudar a manter a higiene do seu salão e garantir que todas as ferramentas funcionem corretamente. Vamos lá?

6 dicas de boas práticas de higiene das ferramentas de trabalho de cabeleireiro

1. Escovas de cabelo e pentes

Fios de cabelo tendem a ficar presos nas cerdas de escovas e pentes. Para começar a limpá-los, primeiro remova qualquer fio preso.

Se estiver muito difícil de remover, a dica é usar uma tesoura para cortar os fios e, assim, obter uma remoção rápida. Faça essa limpeza após atender cada cliente para garantir que a escova deslize suavemente pelo cabelo, como esperado.

Resultado de imagem para limpando escova cabelo

Se houver algum produto no cabelo, é provável que haja resíduos nas cerdas. Deixe suas escovas e pentes de molho em uma banheira de água morna com sabão até que o produto seja completamente removido. Em seguida, deixe a escova secar completamente antes de usá-la novamente. Limpe as escovas e pincéis todos os dias.

2. Alisadores e babyliss

Alisadores e babyliss precisam ser limpos com frequência. Isso garante o bom funcionamento dos aparelhos e que você obtenha também a aparência desejada pelo seu cliente. Sprays de cabelo e sprays térmicos podem se acumular rapidamente nessas ferramentas, exigindo que você tenha que limpá-las após cada uso.

Resultado de imagem para babyliss using

Para limpar, verifique se o alisador ou babyliss está desligado. Pegue um pano úmido e passe por eles, removendo o máximo de resíduos possível. Use apenas água e evite produtos de limpeza. Depois de lavar a chapinha ou o babyliss, deixe-os secar completamente antes de usá-los novamente.


Saiba mais:


3. Tesouras

Como cabeleireiro, você usa suas tesouras constantemente. É importante limpá-las todos os dias para remover o resíduo do produto, e lubrificá-las para se livrar dos pelos acumulados no pivô das lâminas.

Resultado de imagem para cutting hair

Para limpá-las, aplique álcool em cada uma das lâminas usando uma bola de algodão e esfregue algumas gotas de óleo de cisalhamento no centro das tesouras. Faça isso todas as noites e deixe as tesouras de molho até o período da manhã. No dia seguinte, limpe as lâminas antes de usá-las novamente.

4. Navalhas

Semelhante às tesouras, as navalhas precisam ser limpas todos os dias. Suas lâminas de barbear acumulam uma tonelada de cabelo à medida que você as usa e geralmente precisam ser limpas após cada uso.

Resultado de imagem para navalha cortando cabelo

Retire a lâmina e descarte o excesso de pelos. Limpe as peças de metal com álcool e algodão para se livrar dos resíduos do produto. Reaplique uma nova lâmina na navalha.

5. Secador de cabelo

É um equívoco comum que você não precise limpar seu secador de cabelo. No entanto, semelhante a outras ferramentas de trabalho do cabeleireiro, é importante manter o secador limpo para que ele tenha o melhor desempenho. Além disso, podem existir micro-organismos na ventilação traseira do secador.

Resultado de imagem para secador cabelo cabeleireiro

A maioria dos secadores de cabelo consegue remover ou abrir a ventilação para possibilitar a limpeza. Se possível, abra-o e, com um pano úmido, limpe o filtro para remover a poeira. Deixe o secador secar completamente antes de usá-lo novamente. Faça esse processo uma vez por semana.


Confira também:


6. Acessórios de cabelo

Clipes e presilhas precisam ser limpos também. Dependendo da frequência com que você os usa, eles podem ser lavados uma vez por dia ou uma vez por mês. Para limpar clipes e laços, mergulhe-os em uma tigela com água morna e algumas gotas de xampu. Esfregue cada um com os dedos para ajudar a remover parte do resíduo do produto. Seque-os com uma toalha.

Resultado de imagem para presilha cabeleireiro

Itens menores, como grampos ou elásticos, não precisam ser limpos. Esses itens são facilmente substituíveis e podem ser descartados após o uso.

Manter um conjunto limpo de ferramentas para cabeleireiro é importante para manter a aparência do salão e garantir o bem-estar e saúde do seu cliente. Afinal, a limpeza do salão impacta diretamente na experiência do seu cliente.

Você mantém boas práticas de higiene das ferramentas de trabalho? Compartilhe com a gente os cuidados que você pratica.