Em algum momento você já ouviu falar em cabelo poroso, com porosidade ou aspereza e não sabe o que isso realmente significa? Vem com a gente, que vamos te explicar tudo!

A porosidade ou aspereza afeta a cutícula, região mais externa do fio. Nada mais é do que uma dificuldade na capacidade do fio de reter a quantidade necessária de água para se manter saudável. Um cabelo poroso absorve água com muita facilidade, mas também perde com capacidade igual ou superior.

O cabelo possui uma cobertura lipídica (óleos) e por isso, forma uma barreira importante que impede a água de penetrar nas camadas internas e ocasionar um tipo de oxidação à estrutura. Essa cobertura pode ser danificada, especialmente por descolorações, colorações e alisamentos.

 

Teste de porosidade

Sabemos que algumas pessoas, mesmo analisando os fios, terão dificuldade em identificar a porosidade e para facilitar, temos duas sugestões de testes. Com os cabelos molhados, sem uso de condicionadores, máscaras, finalizadores ou qualquer tipo de tratamento, passe o pente ou escova, os locais em que existe uma dificuldade de desembaraçar indicam porosidade.

Outra maneira muito simples e que também identifica o grau de porosidade de modo geral é, em um recipiente com água, colocar um fio de cabelo. O resultado é simples:

– Se o cabelo permanecer na superfície: baixa porosidade, basta manter o cabelo sempre hidratado. Indicamos: linha Hidra Wash e máscara Rejuvensce;

– Se o fio afundar um pouco, mas não até o fundo: média porosidade, além da hidratação, que deixa os fios preparados para qualquer tratamento, é necessária uma nutrição. Indicamos: linha Umectação 12 Oils Therapy;

– Se o fio afundar: alta porosidade, isso significa que o fio precisa de uma reconstrução capilar, que é a forma de tratamento mais profunda. Indicamos: linha Reinforce e Absoluto Reparação Mágica.

Sempre procure e tenha o acompanhamento de um profissional, que indique um cronograma capilar correto, para resultados satisfatórios e duradouros.