Que cabeleireiro nunca se deparou com a situação de descolorir um cabelo e o resultado ser um cabelo laranja? Esse problema é bastante comum e tem solução!

Elaboramos este artigo justamente para te ajudar a resolver esse imprevisto. Vamos explicar, passo a passo, como transformar um cabelo laranja em um lindo castanho claro, para criar o efeito morena iluminada, com tons de avelã. Vamos começar?

Neutralização do cabelo laranja

Após descolorir os cabelos e chegar à altura de tom 7, lave bem os fios e remova o excesso de umidade. Para tirar o laranja será necessário fazer uma neutralização de tons. Você sabe o que é isso? Trata-se de um processo que corrige reflexos indesejados, anulando-os com o uso de reflexos de cor oposta.

Para entender quais são os reflexos opostos e complementares, você deve conhecer a Estrela de Oswald, a mais clássica regra da colorimetria. As pontas opostas da estrela representam reflexos opostos, já as pontas alternadas mostram cores complementares. Veja:

No caso do laranja, o reflexo oposto é o azul. Nas colorações profissionais, ele é substituído pelo cinza, que será o tom escolhido para a neutralização. Nas caixinhas de tinta, o reflexo é, geralmente, indicado pelo número 1 após a vírgula. Ex: a cor 7,1 é o louro acinzentado. Fique atento, pois essa representação pode variar de marca para marca.


Saiba mais:


Dica Bellkey: para neutralizar um cabelo laranja, que geralmente tem a altura de tom 7, o ideal é utilizar um tonalizante ou coloração nessa mesma altura. Há quem pense que utilizando tons na altura de 8, 9 ou 10, o poder de neutralização será maior, mas é o contrário. Na colorimetria, alturas de tons representadas pelos números menores são mais escuras e tendem a neutralizar melhor.

Criando a nova cor

Agora que você já sabe a altura de tom e o reflexo correto para neutralizar os fios é hora de preparar o tonalizante. A escolha da cor deve obedecer ao desejo do cliente, mas sugerimos utilizar o tom 7,13 (louro médio acinzentado dourado), que proporcionará uma cor avelã, perfeita para criar o desejado efeito "morena iluminada".

Prepare o produto seguindo as proporções recomendadas pelo fabricante. Aplique-o em todo o cabelo da raiz às pontas e aguarde o tempo de pausa. Remova completamente o produto e pronto, adeus ao cabelo laranja!

Para garantir o melhor resultado é fundamental que sejam utilizados produtos de alta qualidade em todo o processo. Escolha marcas que possuem, por exemplo, uma linha com descolorantes, oxidantes, colorações e tonalizantes que proporcionem alta performance e cor intensa, sempre priorizando a saúde da fibra capilar.


Confira a vídeo aula online:


Tratamento

Cabelos que passam por uma descoloração e tonalização tendem a ficar bastante fragilizados, por isso é necessário um cuidado especial. Não deixe de oferecer um bom tratamento para o cliente que fizer essa transformação. Escolha produtos para os cabelos que acabaram de ser coloridos ou/e descoloridos. Eles nutrem e regeneram intensamente os fios danificados por processos químicos e também protegem a cor, evitando o desbotamento.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de nossas dicas para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis!