Os cabelos naturais ou virgens são aqueles que nunca passaram por nenhum procedimento químico, sejam tinturas (com colorações ou tonalizantes), descolorações, mechas ou alisamentos. Por nunca terem sido expostos a esses agentes, a tendência é pensar que o cabelo natural é sempre mais saudável e, por isso, não precisaria de cuidado algum. Mas será que isso é verdade?

Cabelo natural precisa de cuidados?

A resposta para essa pergunta é simples: sim! Todo cabelo precisa de alguma atenção para que esteja sempre bonito e saudável e isso não muda quando os fios são naturais. Até mesmo esses cabelos estão expostos a alguns danos e também precisam de alguns cuidados.

 

Quais danos um cabelo natural pode sofrer?

Não são apenas as químicas que podem danificar um cabelo, outros agentes também interferem na saúde da fibra capilar. Veja alguns hábitos que podem comprometer até mesmo um cabelo natural:

  • Excesso de calor do secador, chapinha, babyliss e escova.
  • Contato regular com água do mar ou da piscina.
  • Falta de cuidado ao desembaraçar os fios provocando quebra.
  • Lavagens muito frequentes com produtos adstringentes causando ressecamento.

Quais cuidados seus clientes com cabelo natural precisam tomar?

É claro que alguns cabelos precisam de mais cuidados e tratamentos mais potentes do que outros, mas existem alguns passos básicos que todo cliente deve sempre seguir, até mesmo aqueles com cabelos naturais, corrigindo os danos que listamos acima e ainda deixando os fios mais fortes e bem nutridos. Instrua o seu cliente a tomar os seguintes cuidados:

  • Cortar o cabelo regularmente: as pontas são sempre as partes mais danificadas dos fios, mesmo dos naturais, afinal elas estão há mais tempo em contato com agentes danosos e acabam ficando  finas e sem vida. O corte remove essas pontas, preservando apenas a parte mais saudável e bonita do cabelo. Oriente seu cliente a ir ao salão a cada dois ou três meses para cortar o cabelo.
  • Usar bons produtos: a manutenção do cuidado com os cabelos em casa é muito importante. Usar produtos de boa qualidade no dia a dia ajuda a preservar a saúde e a beleza dos fios. A linha Home da Bellkey é excelente para isso.

  • Evitar modelagens excessivas: quem vive fazendo escova, secando os fios com o secador ou usando chapinha e babyliss deve tentar ao máximo reduzir esse hábito. Acredite: cabelos que passam por modelagens muito frequentes sem o cuidado adequado podem estar mais danificados do que aqueles que recebem tratamentos químicos. O motivo é o excesso de calor, que compromete as cutículas do cabelo e faz com que ele perca nutrientes, ficando ressecado e quebradiço. Quando precisar usar esses itens, aplique nos fios do cliente um bom protetor térmico. Os óleos da linha Oils Essential da Bellkey são indicados para isso.
  • Tratamentos: cabelos naturais também precisam de tratamento. Eles podem ser menos frequentes, mas todo fio precisa de hidratação, nutrição e reconstrução. Avalie o cabelo do seu cliente para indicar exatamente o que ele precisa.

Agora você já sabe o que um cabelo natural precisa para estar sempre bonito e saudável. Converse com seus clientes sobre o assunto para que eles entendam a necessidade de visitar o salão regularmente.

Aqui em nosso blog você encontra outras dicas úteis para o dia a dia do cabeleireiro. Já conferiu?