Cabelos com cachos: como cuidar sem alisar

2018-08-11T17:36:11+00:0014/05/2018|0 Comentários

Os cabelos cacheados naturais são lindos e, cada vez mais, vêm tendo sua beleza reconhecida.

Hoje, muitas pessoas já estão fazendo a famosa transição capilar para abandonar de vez os fios alisados e exibir seus cachos. Esses cabelos, como todos os outros, precisam de cuidados específicos que respeitem suas características e valorizem seu formato.

Como cuidar corretamente dos cabelos de suas clientes cacheadas

1. Tratamentos para cachos

Existem vários tipos de cabelos cacheados: finos, grossos, secos, oleosos, com cachos mais largos ou estreitos. Mas há uma característica comum entre eles.

De forma geral, os cachos costumam ter problemas de ressecamento. O motivo está relacionado ao próprio formato do fio, que dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo percorra a fibra capilar promovendo sua nutrição. Por causa disso, os cabelos cacheados precisam de tratamentos frequentes.

O cronograma capilar é perfeito para manter a saúde dos cachos em dia, pois se trata de uma rotina de tratamentos que alterna entra hidratações, nutrições e reconstruções.

2. Volume ou definição?

Volume e definição são protagonistas nos cabelos das cacheadas, mas são dois aspectos que sempre andam em caminhos opostos.

Na maioria das vezes, se você deseja volume terá que abrir mão da definição e, se quiser definição, terá que abrir mão do volume. O segredo é dosar cada um desses aspectos para que o resultado seja o ideal para a cliente.

3. Cuidado com seu material

Um dos maiores medos das cacheadas em salões de beleza é voltar com os cabelos alisados para casa. Muitas vezes, as clientes fazem uma escova apenas para variar o visual ou para um evento diferente, mas, na hora de lavar os fios, eles não voltam ao formato natural. O motivo é simples: resíduos de produtos alisantes no material do cabeleireiro.

Escovas e pentes com resíduos podem sim alterar a forma dos fios de maneira definitiva, fazendo com que a cliente perca seus cachos.

Quando for realizar esse tipo de atendimento, é fundamental que seu material esteja corretamente higienizado ou que você use um equipamento diferente daquele que usa para fazer alisamentos permanentes.

4. Finalização perfeita

A finalização é uma das etapas mais importantes para o cuidado com os cachos. São várias as formas e produtos que podem ser utilizados para esse fim e os efeitos variam muito.

No YouTube há diversos conteúdos explicando métodos para conseguir mais definição ou mais volume.

Aprenda uma finalização que funciona bem em vários cabelos cacheados diferentes:

  • Com os cabelos bem molhados, aplique o finalizador adequado para o cabelo da cliente. Se os fios forem mais grossos e pesados, use um creme para pentear. Se forem mais finos, o ideal é optar por leave-ins em gel. Um bom finalizador que funciona para muitas cacheadas é o Fluído Modelador de Cachos da Bellkey.
  • Aplique o produto cuidadosamente em todo o cabelo. Com os dedos, vá fazendo a divisão em pequenas mechas para que o cabelo forme “fitas”.
  • Peça à cliente que jogue os cabelos para frente e vá amassando os fios com a ajuda de um tecido de algodão. Amasse sempre das pontas em direção à raiz, estimulando a formação de cachos.
  • Peça para a cliente voltar com os cabelos para trás e amasse-os novamente. Se não for secar os cabelos, a finalização está pronta! Basta deixar secar naturalmente e orientar a cliente para não ficar passando as mãos nos cabelos enquanto ele seca.
  • Se for secar, é importante usar um difusor. Acople o bico no secador e direcione o jato para os fios sem encostar o secador nos cabelos. Vá contornando a cabeça da cliente com o secador sem ficar passando as mãos entre os fios, pois o segredo é apenas simular a secagem natural com o vento do secador. Tenha paciência, já que o processo demora um pouco.

Pronto! Essa finalização funciona para a maioria das cacheadas.

Lembre-se de orientar as clientes para não passarem os dedos entre os cachos e jamais pentear os fios depois de secos, para evitar que os cachos desmanchem.

Com essas dicas, será possível atender às suas clientes cacheadas sem sugerir a escova ou alisamentos, respeitando e valorizando a beleza dos cachos naturais.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

DOWNLOAD GRATUITO!!!

E-BOOK
TRATAMENTO CAPILAR 
Entenda como fazer o Cronograma Capilar
Baixar o E-book!
close-link