A colorimetria é um dos maiores desafios para os cabeleireiros. Muitos erros em colorações acontecem nos salões de beleza, pois nem todo profissional domina definições importantes como altura de tom e fundo de clareamento.

Vamos te explicar com clareza esses dois conceitos fundamentais que todo bom colorista deve ter conhecimento.

O que é altura de tom e fundo de clareamento?

  • Altura de tom

Altura de tom diz respeito a quão claro ou quão escuro um cabelo é. Esses tons são organizados em uma escala de números que variam de 1 a 10, que, de certa forma, mede a cor dos cabelos de acordo com a quantidade de pigmentos encontrados nos fios. As alturas de tom variam do preto (1) ao louro claríssimo (10).

Veja as cores na escala:

Dica: decore essa tabela!


Saiba mais:


Você deve ter percebido que já viu esses números nas caixinhas de colorações, não é? De forma geral, o primeiro número que aparece nas embalagens de colorações, antes da vírgula, refere-se às alturas de tom.

Isso acontece porque é uma escala de padrão internacional que ajuda a padronizar a forma de descrever a cor dos cabelos em todo o mundo.

As cores que se encontram nessa escala são também conhecidas como cores fundamentais, pois não apresentam reflexos coloridos, como o dourado e o acinzentado, por exemplo.

As alturas de tom podem descrever tanto os cabelos coloridos quanto os cabelos naturais. Mas atenção: cabelos naturais e coloridos não se comportam da mesma forma na hora de fazer uma coloração.

É muito importante que o profissional saiba identificar a tonalidade de um cabelo, pois só assim ele será capaz de verificar quantos tons ele terá que clarear ou escurecer em processo de transformação, como uma coloração ou um serviço de mechas.

  • Fundos de clareamento

De forma simples, fundo de clareamento é a cor que se revela em um cabelo quando ele sofre um processo de clareamento, seja natural ou artificial.

Cada altura de tom tem um fundo de clareamento correspondente, como você já viu na imagem acima.

O fundo de clareamento é um dos conceitos mais importantes da colorimetria, pois as nuances só se revelam com fidelidade nos cabelos quando os fios estão no fundo adequado para recebê-las.

De nada adianta, por exemplo, aplicar uma coloração de altura de tom 10 em um cabelo com fundo de clareamento vermelho: a cor desejada não será alcançada! É por isso que muitos clientes aplicam colorações sozinhos e acabam com os cabelos de uma cor completamente diferente do tom dos cabelos da modelo da embalagem de coloração.

Como aplicar esses conceitos na prática?

Na prática, é fundamental que o colorista faça um bom diagnóstico dos cabelos do cliente. Identifique:

  • Qual é altura de tom atual dos fios?
  • Os cabelos do cliente são naturais ou coloridos?
  • Qual é a cor desejada pelo cliente?
  • O pedido do cliente é realmente viável? Considere a cor atual dos cabelos e a cor desejada.
  • Em qual tom de clareamento será necessário chegar para criar a nuance desejada pelo cliente?

Com todas essas respostas em mãos, calcule quantos tons você precisará clarear ou escurecer os fios do cliente para chegar ao tom desejado.

Sabendo essa informação, parta para os produtos. É importante que você conheça muito bem o material com o qual você irá trabalhar.

Colorações, dependendo do oxidante utilizado e da base dos cabelos, têm pode de clarear cerca de dois a quatro tons.  Lembrando que colorações não clareiam outras colorações aplicadas anteriormente. Já os pós descolorantes, também de acordo com o oxidante que você utilizará, podem clarear até 10 tons. Escolha criteriosamente os produtos, tentando prever o resultado da forma mais assertiva e segura possível.

Tenha sempre em mente também a saúde dos cabelos. Processos de mudança de cor, invariavelmente, sensibilizam a fibra capilar. É fundamental que o colorista pense em formas de danificar o mínimo possível os cabelos e ainda avalie se os fios realmente resistirão ao procedimento. Para isso, o teste de mechas será seu maior aliado e ainda te ajudará a prever com mais exatidão o resultado final.


Confira a vídeo aula online:


Por fim, escolha produtos confiáveis e de marcas responsáveis. A Bellkey Professional conta com a linha Infinity Color, com colorações, oxidantes, tonalizantes e pó descolorante de alta qualidade, desenvolvidos pensando na saúde da fibra capilar e na cor perfeita dos cabelos. Acesse nossa Loja Online e conheça a linha Infinity Color.