O desbotamento da cor é um problema que incomoda muitos clientes com cabelos coloridos. Sabemos que, em alguns casos, esse é problema inevitável, mas na maioria das vezes é possível se valer de algumas estratégias para fazer com que a cor dure mais nos fios.

Neste artigo você encontra dicas para criar cores duradouras nos cabelos de seus clientes e combater o desbotamento.

Use o produto certo para tingir

Para colorir os fios é necessário que o cabeleireiro indique o produto adequado para cada caso. De forma geral, há duas opções: colorações e tonalizantes.

Vamos te explicar a diferença entre as duas e te mostrar quando usar cada uma:

  • Tonalizantes – Os pigmentos do tonalizante fixam-se sobre a periferia do córtex da fibra capilar, não são capazes de clarear os fios e não têm amônia na formulação. Podem ser utilizados para disfarçar os brancos (mas não conseguem cobri-los), para escurecer os fios, dar reflexos e neutralizar mechas.
  • Colorações – Os pigmentos da coloração fixam-se profundamente no córtex da fibra capilar e, por isso, são chamados de colorações permanentes. Por conter amônia, são capazes de clarear e colorir os cabelos ao mesmo tempo.  Cobrem os brancos e transformam completamente a cor dos fios.

Como os pigmentos do tonalizante não agem tão profundamente no interior da fibra capilar, eles podem desbotar mais rapidamente. Por isso, é importante saber indicar o produto correto para cada cliente.


Saiba mais:


Não clareie os fios mais do que o necessário

Para que cada cor se revele nos fios, é necessário que eles estejam no fundo de clareamento adequado para a altura de tom desejada. Confira na tabela abaixo:

Quando os fios são descoloridos além do necessário, pode haver desbotamento da cor muito mais rápido. Por isso, fique atento e procure chegar exatamente no fundo de clareamento adequado para criar a cor que o cliente deseja.

Precisa de pré-pigmentação?

Nos casos em que o cliente deseja sair de um tom muito claro para um tom bem mais escuro é necessário restaurar o fundo de clareamento dos fios para que a nova cor tenha uma boa aderência. Esse processo é conhecido como pré-pigmentação que, basicamente, é uma coloração antes da coloração.

Pintar os fios, sem antes ter feito esse procedimento, pode provocar o desbotamento precoce da cor. Por isso, avalie criteriosamente se há necessidade da pré-pigmentação.

Fios bem tratados desbotam menos

Cabelos danificados, porosos e ressecados sofrem mais com o desbotamento da cor. O motivo é simples: quando os fios sofrem danos, as cutículas ficam abertas. Por isso, os pigmentos acabam escapando. O resultado é um cabelo desbotado.

Tratamentos frequentes ajudam a selar as cutículas da fibra capilar permitindo que a cor dure mais. Por isso, indique hidratações, nutrições e reconstruções regulares para seus clientes de cabelos coloridos.


Confira também: 


Produtos para evitar o desbotamento da cor

Clientes de cabelos coloridos precisam cuidar dos cabelos no salão e também em casa, por isso é importante que você indique bons produtos de uso doméstico. É importante utilizar cosméticos voltados para a manutenção da cor, optar por shampoos menos abrasivos e fazer tratamentos regularmente.

A Linha Home da Bellkey conta com produtos desenvolvidos especificamente para cuidar dos cabelos coloridos e ajudar a evitar o desbotamento da cor.

A linha Infinity Color da Bellkey conta com todos os produtos necessários para que você crie cores incríveis, com alta durabilidade e sempre prezando pela preservação da saúde dos fios dos seus clientes.

Seguindo essas dicas, os cabelos de seus clientes ficarão bonitos por mais tempo e a cor irá durar mais!