Mechas à mão livre ou free hands é a técnica que dispensa o uso de plaquete e de papel alumínio para criar luzes naturais e sem marcação.

Neste artigo, vamos te explicar como executar essa técnica, quais os cuidados necessários e em quais ocasiões ela é mais indicada. Vamos começar?

Como fazer mechas à mão livre?

As mechas à mão livre podem ser feitas de várias formas. Tudo depende do desejo do cliente e da criatividade do profissional. Como a técnica não precisa da plaquete e nem de papel, as mechas podem ser espalhadas de forma aleatória entre os fios. Recomenda-se a escolha de pontos estratégicos de iluminação que dão um efeito bem natural para o cabelo. As divisões podem ser feitas a critério do cabeleireiro e a mechas podem ser separadas à mão também usando a técnica de desfiar. Faça um “projeto mental” das mechas antes de começar a separação.

O grande segredo das mechas à mão livre está na aplicação do produto. O passo mais importante é prepará-lo da forma correta para que o descolorante não escorra nos cabelos e manche os fios que não devem ser descoloridos. Para que tudo funcione como esperado ao fazer as mechas à mão livre, a consistência da mistura de pó descolorante e oxidante deve ser mais firme, ou seja, use menos oxidante do que de costume, certo?

Com a mistura feita e as mechas separadas, comece a aplicação. Com o auxílio de um pincel, deposite o produto nos fios e espalhe com as mãos fazendo o desenho desejado. À medida que for pintando as mechas, organize-as de maneira a evitar que os fios que não serão descoloridos encostem no produto.

Pronto! Agora basta aguardar que a ação do descolorante faça com que as mechas cheguem à altura de tom desejado. Enxágue os cabelos e tonalize conforme o desejo do cliente.

Quais os cuidados ao fazer mechas à mão livre?

O primeiro e mais importante cuidado que deve ser tomado ao fazer mechas à mão livre é o uso de luvas. Como o cabeleireiro deverá utilizar as mãos para espalhar o descolorante nos fios é necessário protegê-las do contato direto com o produto, uma vez que ele pode causar reações adversas em contato com a pele.

Além disso, o profissional deve ter cuidado redobrado para não manchar os fios do cliente. Sem o uso do papel alumínio, as mechas podem acabar encostando umas nas outras e provocando manchas na cor. Para evitar esse problema, seja bastante organizado ao dispor as mechas já coloridas e não se esqueça de fazer uma mistura de produtos mais consistente.

Quando fazer mechas à mão livre?

Um fator determinante para optar ou não pelas mechas à mão livre é o grau de clareamento desejado pelo cliente. Sem o uso do papel alumínio, o poder de clarear do oxidante é reduzido, por isso essa técnica não é indicada para criar loiros muito claros. Recomendamos escolher as mechas à mão livre quando for criar um efeito iluminado mais sutil e natural.

Seja qual for a técnica de mechas escolhida é muito importante que o cabeleireiro preze pela saúde da fibra capilar ao realizar esse processo químico. O uso de produtos de alta qualidade é determinante para que os cabelos permaneçam bonitos e saudáveis após a descoloração, valorizando ainda mais o seu trabalho.

A linha Infinity Color da Bellkey Professional conta com oxidantes, descolorantes e tonalizantes de alta performance que permitem que você crie cores incríveis sem danificar os fios de seus clientes. Conheça!