Como nasce o cabelo?

2018-03-05T20:50:53+00:0001/03/2018|0 Comentários

Mais uma semana e mais um assunto muito importante na continuidade de nossas abordagens  sobre este “quebra cabeças” que é a estrutura do cabelo.

Como nasce o cabelo?

Surpreende que muitas pessoas não sabem, mas a  resposta certa é: o cabelo nasce de cima para baixo.

Isto mesmo!

Através de um embricamento (uma espécie de mergulho), a pele mais superficial vai descendo como se fosse um funil e ali juntamente com os vasos sanguíneos dará  início  as células que irão compor  início a haste propriamente dita, que no corpo recebe o nome de pelo e na cabeça de cabelo.

Como se dá o processo de nascimento do cabelo?

Estas células matrizes, por incrível que possa parecer, tem a capacidade de se multiplicar mais rapidamente que qualquer outro tecido humano.

Elas seguem em direção ao  canal do folículo sofrem uma espécie de desidratação formando assim a haste capilar ou fio de cabelo. Esta estrutura é dura e densa. Formada por uma massa queratinizada.

Como é formada a haste capilar (Fio de cabelo)?

Esta haste ao emergir, ou seja, aparecer no couro cabeludo apresentará três camadas:

  1. a cutícula;
  2. a medula e;
  3. o córtex;

Estas camadas são formadas a partir de proteína morta, a queratina (falaremos em um texto específico sobre ela).

Cada uma destas camadas tem função específica para a manutenção de um fio saudável.

A cutícula fará a proteção contra agentes que possam danificar o chamado “coração” do fio!

Já a a medula é a parte que está localizada no centro do fio. Sua função está atrelada a fazer parte de um direcionados do novo fio de cabelo em direção ao porto, fazendo com que ele “nasça”.

O córtex, região extremamente importante quando o assunto é transformação estrutural. (assunto que abordaremos mais a fundo, em breve).

O que as profissionais da beleza devem cuidar?

É importante a utilização de cosméticos que tenham na sua formulação e desenvolvimento itens como silicones, protetores solares, antioxidantes e óleos essenciais, pois somente assim é possível manter esta primeira camada externa do fio saudável e cumprindo seu papel de verdadeiro guardião.

Vale salientar que atualmente a grande quantidade de produtos aplicados nos cabelos através de químicas sem qualquer diagnóstico também não dispõem  da qualidade necessário para manutenção de um cabelo saudável e com suas características fisiológicas mantidas. Tornando-os assim suscetíveis a danos já na estrutura externa (cutícula),

Como os produtos Bellkey previnem os problemas no nascimento de novos fios de cabelo?

A Bellkey dispões na sua gama de produtos matérias primas como os óleos essenciais que com seus atributos particulares alem de proteger e tratar, regeneram os fios não os sobrecarregando!

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.