Como preparar cabelos lisos para penteados com cachos

2018-04-09T16:13:10+00:00 09/04/2018|0 Comentários

Saber modelar cabelos lisos formando cachos duradouros é essencial para qualquer cabeleireiro. Mas, sabemos que muitas vezes é difícil fazer penteados com cachos que durem e fiquem perfeitos a noite toda.

Para te ajudar montamos um passo a passo para que seus penteados com cachos fiquem incríveis e suas clientes sempre satisfeitas. Vamos lá?

1º passo – Higienização dos fios

Antes de fazer penteados com cachos deve-se sempre lavar os cabelos para remover bem toda a oleosidade do cabelo. Excesso de óleo ou de elementos hidratantes pode deixar os fios muito maleáveis, o que atrapalha na fixação dos cachos.

Para a higienização, opte por um shampoo neutro ou de tratamento que remova bem a oleosidade dos fios, mas sem ressecar.

2º passo – Condicionador

Para fixar melhor penteados com cachos, há casos em que o condicionador pode ser dispensado. Como esse produto deixa os fios mais macios, é mais difícil manter os cachos no lugar, por isso o ideal é aplicar apenas uma pequena quantidade nas pontas e enxaguar completamente, apenas quando for necessário.

3º passo – Modelador, fixador ou mousse

Com os fios ainda úmidos, aplique um finalizador próprio para penteados. Finalizadores são os melhores aliados para manter os fios no lugar e tornar a modelagem mais fácil.

4º passo – Hora de secar

A secagem vai depender da textura natural dos fios de cada cliente. Quando os cabelos são naturalmente lisos ou com poucas ondulações, o ideal é não fazer escova lisa antes dos cachos.

A forma dos cabelos é definida pelas ligações de hidrogênio. Quando molhamos os fios, essas ligações são desfeitas e a forma dos cabelos fica indefinida. À medida que secamos o cabelo, as ligações vão se realinhando e definindo o novo formato do fio de acordo com a modelagem. Por isso, se escovamos os fios lisos, é dessa forma que eles ficarão, o que dificultará a fixação de penteados com cachos.

5º passo – Métodos para criar penteados com cachos

Chapinha, babyliss, escova modelada, bobs ou os dedos são alguns dos métodos para cachear os cabelos. Tudo depende do resultado desejado, do tempo até a hora da festa e do desejo da cliente. Por isso, converse bastante com a cliente para entender exatamente como é o penteado com cachos que ela quer.

6º passo – Dicas para fazer penteados com cachos

Comece a enrolar os fios de acordo com o desejo da cliente.

Para fixar bem os cachos, você pode aplicar uma pequena quantidade de modelador em cada mecha e fazer o enrolamento. Mas fique atento, pois os fios nunca devem estar úmidos se forem entrar em contato com chapinha ou babyliss! O calor em contato direito com a umidade pode acabar ressecando os fios.

Se o cacho não ficar exatamente como você queria, molhe a mecha, seque e faça novamente o enrolamento, afinal, cabelos que já foram modelados dificilmente assumirão outro formato.

Enrole todas as mechas do cabelo. Se necessário prenda uma por uma com grampos ou bobs, isso ajudar a fixar os cachos por mais tempo.

Você pode aplicar um spray fixador mecha por mecha, ou então em toda a extensão do cabelo assim que terminar de enrolar todos os fios.

Espere todos os cachos esfriarem para soltar os cabelos com os dedos ou com uma escova raquete, deixando o visual mais natural. Soltar os cachos com o cabelo ainda quente fará com que o resultado dure menos.

Se o desejo da cliente for manter os cabelos soltos, o penteado já estará pronto! Se quiser, aplique um óleo ou sérum para tirar o frizz ou um texturizador (para fazer um efeito de cabelo de praia).

Se for prender os fios, é hora de começar o penteado!

7º passo – Fazendo penteados com cachos

Converse com a sua cliente sobre o resultado desejado. De preferência, peça fotos e vídeos de referência. Explique para a cliente aquilo que pode ou não ser feito, dando sugestões para que o penteado cumpra com as expectativas. Tenha sempre em mente a ocasião em que o penteado será usado e todo o tempo que ele deve durar.

Fazer penteados é uma arte e, como tal, demanda bastante treino e habilidade. Os melhores aliados para te ajudar nessa tarefa são os produtos finalizadores, que oferecem fixação, facilidade na modelagem, textura e muito brilho.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.