Definição x volume: cuidados com os cachos e combate ao frizz

2018-09-10T09:13:17+00:0010/09/2018|0 Comentários

Os cabelos cacheados estão com tudo! Assumir a textura natural dos fios garante mais praticidade, saúde para a fibra capilar e, claro, muito charme para quem toma essa decisão! Hoje em dia é fundamental que todo cabeleireiro saiba como cuidar dos cachos de seus clientes. É necessário conhecer bem as finalizações e entender o resultado que o cliente deseja.

Para te ajudar nisso, preparamos esse artigo com dicas para entender como definir, controlar o volume e combater o frizz nos cabelos cacheados. Vamos lá?

 

Cachos definidos ou volumosos?

Definição e volume são dois fatores que geralmente se opõem na hora de cuidar dos cachos: cabelos muito bem definidos costumam ter pouco volume e cabelos bastante volumosos tendem a ter pouca definição. Converse com seu cliente para entender bem o que ele gosta. Na maioria dos casos, é necessário saber dosar e chegar a um meio termo.

A forma mais popular de conquistar a definição é fazendo a famosa fitagem. Essa finalização consiste em aplicar o leave-in adequado mecha a mecha, formando fitas estreitas e dando atenção a cada um dos cachinhos. Depois disso, é importante amassar os fios das pontas em direção à raiz para ativar os cachos e deixá-los secar sem mexer nos cabelos.

Se seu cliente deseja secar o cabelo no salão, utilize um difusor. A secagem com difusor demanda paciência, pois é um processo demorado. É necessário contornar a cabeça do cliente com o jato de ar sem ficar passando a mão pelos fios. É possível também encaixar o difusor nas pontas dos cabelos e direcioná-lo para a raiz, nunca ao contrário. A secagem com difusor, para dar mais definição aos cachos, deve ser com calor no máximo e vento no mínimo; para mais volume, você deve fazer o contrário.

Realizando esse processo, o cabelo ficará bem definido. Mas como dar mais volume a um cabelo assim?

O segredo é não ter medo de mexer nos cachinhos já formados depois que o cabelo estiver seco. Essa é a hora de deixar os cabelos com o volume que o cliente deseja. Peça para o cliente virar a cabeça para baixo e vá soltando os fios da raiz. Amasse o cabelo para desfazer o aspecto durinho que os leave-ins costumam deixar. Lembre-se de nunca “pentear” os cabelos com os dedos, apenas coloque-os no meio dos cachos, movimente-os para soltar os fios e retire-os. Faça esse processo até que o cliente esteja satisfeito com o volume.

Como lidar com o frizz?

O frizz é o tormento de muitos cacheados, mas é importante entender que ele faz parte dos cabelos e dificilmente poderá ser eliminado por completo. Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir o efeito arrepiado dos cabelos de seus clientes:

  • Misture ao leave-in em creme outro produto com textura gel para ajudar a segurar os fios no lugar.
  • Cabelos bem nutridos têm menos frizz. Sugira tratamentos de nutrição para seus clientes.
  • Ao invés de utilizar toalhas para ajudar a amassar os cachos de seus clientes, use um tecido de algodão. Esse tipo de tecido provoca bem menos atrito no cabelo, evitando a formação do frizz.
  • Depois que os cachos estiverem secos e finalizados, aplique um óleo finalizador.

Agora você já sabe como finalizar um cabelo para valorizar a beleza dos cachos. Essa é uma demanda cada vez mais frequente nos salões de beleza e é fundamental para que você conquiste novos clientes cacheados. Coloque esse conhecimento em prática.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.