A fibra capilar tem uma porosidade natural e acaba absorvendo resíduos do ambiente e dos produtos que utilizamos. Apesar de parecerem indefesos, esses rastros de cosméticos podem acabar trazendo resultados negativos para o seu trabalho.

Entenda por que isso acontece e o que fazer para retirar os resíduos dos cabelos.

  1. Quais são os resíduos que ficam nos cabelos?

Todo tipo de produto que é aplicado nos cabelos forma uma camada residual sobre os fios. Alguns exemplos  são:

  • Resíduos de processos químicos como alisamentos, descolorantes, colorações e tonalizantes;
  • Produtos para estilizar ou fixar penteados, como sprays e pomadas;
  • Produtos para controle de volume, como cremes para pentear e outros finalizadores sem enxágue;
  • Cloro de piscina e sal do mar.

  1. Esses resíduos podem danificar os cabelos?

A resposta é sim!

Todo cosmético é formulado com ativos químicos que ficam depositados sobre a fibra capilar. Quando esses componentes se acumulam nos fios, causando saturação, é possível que o cabelo seja danificado.

Quando esse acúmulo é somado à aplicação de novos produtos ou a uma transformação química, o risco atrelado ao processo torna-se muito maior, podendo provocar até corte químico em casos de incompatibilidade.


Saiba mais:


Resíduos presentes no ambiente, que são absorvidos pela fibra capilar, também podem ser danosos. Um exemplo é o cloro, muito presente nas nossas vidas, principalmente no verão. Essa substância é alcalina e derivada do hidróxido de sódio, que é altamente corrosivo e deixa na superfície do cabelo um sal de tom esverdeado que pode reagir com outras substâncias causando ressecamento ou quebra dos fios.

Por isso, a desintoxicação capilar é tão importante!

  1. Como identificar se há resíduos nos cabelos?

Alguns resíduos podem ser identificados, enquanto outros não deixam rastros muito perceptíveis.

Geralmente, cremes sem enxágue e finalizadores são facilmente percebidos nos fios, pois deixam uma textura diferente da natural.

Resíduos de poluição, cloro e sal são mais difíceis de identificar, por isso é necessário ficar atento. Tenha em mente que, quanto mais poroso o cabelo, mais abertas estarão as escamas que protegem a fibra capilar e, por isso, os resíduos do ambiente se acumularão ainda mais nesses fios.

Químicas anteriores também podem deixar resíduos nos cabelos. Esses são os mais perigosos e mais difíceis de identificar.

  1. Quais danos esses resíduos podem causar durante uma transformação dos cabelos?

Fazer químicas em cabelos com resíduos pode acabar danificando os fios ou impedindo o resultado esperado. Pode causar:

  • Desbotamento precoce da cor;
  • Emborrachamento e quebra dos fios;
  • Interferência em processos de alisamento, impedindo o resultado desejado e ressecando os fios.

Nesses casos, muitas vezes, o cabeleireiro acaba atribuindo o problema ao produto por não identificar que o erro estava na presença de resíduos nos fios.

  1. Como evitar que os resíduos interfiram no meu trabalho?

A resposta é simples: desintoxicação capilar!

É necessário remover todos os resíduos dos fios antes de qualquer procedimento químico realizado no salão. Essa limpeza removerá sais metálicos, cloro, excesso de produtos e poluição ambiental.

Além disso, o processo é bastante prático. Lave os cabelos com um shampoo sequestrante de resíduos, como o Cleaner Shampoo da linha Hidra Wash da Bellkey. Aplique o produto de duas a três vezes nos cabelos de acordo com a necessidade, deixando agir por até 10 minutos na última aplicação.

  1. Afinal, shampoos antirresíduos ressecam ou não os fios?

Ressecam, mas nesse caso é por um bom motivo, uma vez que essa limpeza profunda é necessária para que os fios não sofram maiores danos. Escolhendo um produto de marca confiável, você também garante alto poder de limpeza dos cabelos, mas sem agredir os fios além do que é preciso.

Os shampoos sequestrantes de resíduos não devem ser usados continuamente e devem sempre ser acompanhados por um potente tratamento, preferencialmente de hidratação ou nutrição.

A hidratação é indicada para cabelos ressecados e opacos, pois ajuda a recuperar os danos causados aos cabelos, dando mais vitalidade para os fios que já ficam com a aparência mais bonita. Uma dica é usar o Intense Conditioner para conseguir esse efeito.


Confira a vídeo aula online:


A nutrição recupera as perdas provocadas pelos resíduos químicos e pelas agressões físicas a que os cabelos estão sujeitos, repondo agentes nutritivos e hidratantes, além de aumentar a resistência dos fios. Para essa finalidade, a máscara Nutri Blue da Bellkey Professional é uma boa opção.

Com essas dicas, as chances de erros em procedimentos químicos em seu salão serão minimizadas, garantindo muito mais segurança para você e mais satisfação para seus clientes.