Dicas para o cabeleireiro iniciante

2018-06-11T15:20:14+00:00 11/06/2018|0 Comentários

Começar uma nova profissão é sempre um grande desafio, pois cada área tem suas particularidades, seus obstáculos e recompensas. Hoje queremos conversar com você que acabou de ingressar no mercado de cabeleireiros e quer obter sucesso nessa carreira.

Vamos compartilhar dicas para ajudar o cabeleireiro iniciante no dia a dia e preparar para as adversidades que podem aparecer em seu percurso profissional. Vamos lá?

Faça um curso profissionalizante

Os cursos profissionalizantes são fundamentais para o cabeleireiro iniciante. No curso você aprenderá as principais técnicas e processos da área, poderá treinar com segurança as técnicas aprendidas e com a ajuda de um profissional mais experiente. Esse será um momento de errar, aprender, tirar dúvidas e trocar ideias com outras pessoas que estão ingressando na mesma profissão que você.

Sabemos que hoje há muitos tutoriais na internet e que a prática diária é uma verdadeira escola, mas esses conhecimentos não substituem um curso básico de cabeleireiro. Afinal, essa não é uma profissão tão simples quanto pode parecer e dificilmente você conseguirá entender todos os detalhes de um bom serviço apenas através de vídeos na internet, assim como não poderá fazer experiências em clientes reais. Por isso, para que o cabeleireiro iniciante comece bem a sua carreira é necessário investir em um bom curso profissionalizante.

Saúde do cabelo em primeiro lugar

Atualmente, um dos maiores problemas vivenciados pelos clientes são os danos causados por excesso de processos químicos. Muitos cabeleireiros e marcas de produtos profissionais no mercado apenas se importam com um resultado esteticamente bonito e se esquecem das agressões causadas aos fios.

Um bom profissional deve sempre priorizar a saúde dos cabelos, utilizando sempre produtos de alta qualidade e de marcas que realmente desenvolvem cosméticos que preservam a integridade da fibra capilar. A Bellkey, por exemplo, está há mais de 10 anos no mercado investindo em cosméticos capilares que garantem excelente performance, mas sempre colocando a saúde dos fios em primeiro lugar. Conheça e comece bem sua carreira com essa parceria!

Segurança é tudo (principalmente para o cabeleireiro iniciante)

Para garantir a bons resultados, clientes satisfeitas e cabelos saudáveis é muito importante que o cabeleireiro iniciante (e até mesmo os mais experientes!) realize os procedimentos com segurança, veja algumas dicas úteis para que tudo corra bem:

  • Faça sempre um teste de mechas antes de realizar serviços de química.
  • Faça sempre um diagnóstico detalhado dos fios de cliente, identificando danos e processos realizados anteriormente.
  • Use luvas, avental e capa para a clientes. Mantenha seu material sempre limpo e organizado.
  • Cuidado ao misturar produtos e muita atenção às quantidades e proporções.

O cabeleireiro inciante deve ter cuidado redobrado ao seguir essas dicas, afinal, no começo da carreira, a falta de experiência pode potencializar erros e o profissional pode não ter ainda os conhecimentos necessários para reverter algumas situações.

Estude sempre

Mesmo fazendo o curso básico e tendo boa experiência prática, é necessário se manter atualizado na profissão e conhecer novas técnicas. Por isso, é sempre bom que o cabeleireiro iniciante invista em cursos de especialização com profissionais que  confie e admire. Além disso, mantenha seus estudos em dia, é muito importante que você saiba, por exemplo, todas as regras de colorimetria e entenda os processos que acontecem por dentro da fibra capilar sempre que você faz um processo químico.

Por fim, acompanhe tendências de cor, corte e forma para que você possa aconselhar clientes e manter seu trabalho sempre atualizado no cenário da moda.

Atendimento atencioso e personalizado

O cabeleireiro lida diretamente com pessoas e seu trabalho tem grande influência na autoestima das clientes. Esse fato pode ser um dos mais gratificantes da profissão, afinal, nada melhor do que ver uma cliente realmente feliz com o resultado que você conseguiu. Mas, quando acontece a situação inversa as consequências podem ser graves.

O segredo para garantir clientes satisfeitas é aliar a técnica profissional a um excelente atendimento. Para isso é fundamental que você escute a cliente com atenção, entenda seus desejos e saiba um pouco sobre ela, dessa forma você conseguirá prestar um serviço personalizado. Essa uma das melhores formas de conquistar e fidelizar clientes.

Com essas dicas esperamos ajudar o cabeleireiro inciante a ter um ingresso mais tranquilo nessa profissão tão recompensadora. A Bellkey quer estar ao seu lado nessa trajetória de sucesso, saiba mais sobre a nossa empresa 🙂

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.