Do cabelo natural ao ruivo acobreado

2018-11-05T09:36:11+00:0005/11/2018|0 Comentários

Criar um ruivo acobreado perfeito, aquele queridinho dos clientes, é possível sem o uso de descolorante? Em alguns casos sim!

Neste artigo, vamos mostrar quando é possível dispensar a descoloração, explicar quais são as vantagens desse processo e ainda mostrar como fazer o ruivo acobreado passo a passo. Vamos começar?

Quando é possível chegar ao ruivo acobreado sem descolorir?

Para responder a essa pergunta precisamos nos lembrar de uma das mais primordiais regras da colorimetria: coloração não clareia coloração.  Ou seja, é impossível sair de um cabelo castanho escuro, artificialmente colorido, e chegar ao ruivo acobreado sem antes descolorir os fios para remover os pigmentos da coloração castanha, por exemplo.

Partindo dessa premissa, os cabelos mais indicados para passar para o ruivo sem fazer uma descoloração são os cabelos virgens. Cabelos que nunca foram coloridos anteriormente clareiam com facilidade sem a necessidade de uma descoloração anterior.

Vantagens de evitar a descoloração

A descoloração é um processo químico que pode danificar profundamente a fibra capilar. Ao extrairmos pigmentos dos cabelos, a fibra também perde massa, densidade e nutrientes e, por isso, acaba comprometida.

Fazer um procedimento de cor sem descolorir tem algumas vantagens como:

  • Preservação da saúde da fibra capilar – Um procedimento de coloração é bem menos danoso para os cabelos do que uma descoloração. Mesmo que haja algum dano com a tinta, é bem mais fácil recuperar os fios.
  • Integridade dos cachos e ondas – Uma das piores consequências de descolorações muito intensas é a mudança do formato dos cabelos. É comum que, com a perda de massa causada pela química, os cachos e ondas não se sustentem, perdendo forma e definição. Para aumentar as chances dos cachos permanecerem intactos, é bom evitar a descoloração.
  • Cor mais duradoura – Quando os fios são descoloridos, a porosidade da fibra capilar é maior. Fios porosos não fixam a coloração tão bem, pois ficam com as cutículas abertas e acabam perdendo pigmentos e desbotando facilmente. Pintando os fios apenas com coloração, a cor tem melhor fixação e dura por mais tempo.
  • Evita gasto de produtos – Para descolorir e colorir um cabelo, o gasto de produtos é bem maior do que em apenas uma coloração, tornando o custo do procedimento muito mais alto.

Na hora de fazer um ruivo acobreado, se possível, opte sempre pelo procedimento sem descoloração.

Como fazer?

Agora vamos para a parte prática: como fazer o ruivo acobreado perfeito em seus clientes com cabelos virgens?

1º passo – Diagnóstico e preparação

Comece analisando detalhadamente a cor natural dos fios do seu cliente e também a espessura. Cabelos mais claros e finos vão clarear com mais facilidade do que cabelos escuros e grossos. Isso irá definir a volumagem do oxidante que será utilizado no procedimento: quanto maior a volumagem, mais intenso será o poder de clareamento do cabelo. Portanto, quanto mais grossos e escuros forem os fios do cliente, maior deverá ser a potência do oxidante. Decida entre 20, 30 e 40 volumes.

Misture o oxidante ao pigmento seguindo as proporções recomendadas pelo fabricante. Nossa sugestão para um lindo ruivo acobreado é o 7.44 (louro médio cobre intenso).

2º passo – Aplicação

A aplicação da coloração ruiva em cabelos virgens exige bastante cuidado para garantir a uniformidade do tom. O segredo para que tudo saia perfeito é começar a aplicação pelo comprimento e pontas dos cabelos.

Divida o cabelo dos clientes em quatro quadrantes. Separe mechas finas e comece a aplicar por todo o cabelo, evitando apenas a raiz. Enluve bem o produto nos fios e deixe agir por cerca de dois terços do tempo de ação recomendado pelo fabricante.

 

Passado esse tempo, comece a aplicar o produto nas raízes e aguarde o restante do tempo. Será suficiente para uniformizar o tom da raiz, comprimento e pontas.

O motivo para essa ordem de aplicação é a temperatura mais elevada mais próxima ao couro cabeludo. O excesso de calor nesse local faz com que a tinta atue com mais intensidade, clareando mais os fios. Deixando as raízes por último, evitamos que elas fiquem mais claras do que o restante dos cabelos.

Agora basta enxaguar e pronto. Você terá um ruivo acobreado perfeito.

Para finalizar, faça um bom tratamento nos fios, afinal, coloração é química e exige cuidados para recuperar o cabelo.

Agora que você já conhece o processo para transformar um cabelo natural em ruivo acobreado, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras dicas que vão te ajudar a ficar expert em sua rotina no salão.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

DOWNLOAD GRATUITO!!!

E-BOOK
TRATAMENTO CAPILAR 
Entenda como fazer o Cronograma Capilar
Baixar o E-book!
close-link