Nossos cabelos também envelhecem! Um dos principais fatores ligados ao envelhecimento dos fios é a idade biológica, mas também pode estar atrelado a outros fatores, como: consumo excessivo de bebidas alcóolicas, tabagismo, deficiência de nutrientes vindos da alimentação, deficiências hormonais e também a falta de cuidados.
Também existe diferença no envelhecimento dos fios de acordo com o gênero, para os homens, o envelhecimento causa a perda total dos fios, já para as mulheres, normalmente acontece a afinamento dos fios.
Os fios brancos também são consequência do envelhecimento. Com o passar dos anos, nosso organismo começa a produzir menos melanina, a proteína responsável pela pigmentação dos fios. A solução para quem não quer assumir os brancos é a coloração, mas neste conteúdo também vamos conhecer um pouco mais sobre outras características e soluções para o envelhecimento dos fios.

 

Como identificar se o meu cabelo está danificado ou envelhecido?

O cabelo danificado pode ser uma das características do cabelo envelhecido. Mas existem algumas diferenças significativas, que ajudam a identificar quando os fios estão somente danificados. Normalmente os fios são danificados por fatores externos, como o excesso de calor e processos químicos. A consequências e alterações, nestes casos, acontecem na parte mais superficial do fio e apresentam maior opacidade, pontas duplas e fios quebradiços.
Já com o envelhecimento, os fios apresentam alterações em toda a estrutura. Os cabelos se tornam mais finos, com menos quantidade e brancos. Os fios envelhecidos mudam a sua textura, ficam porosos, com mais frizz e quebradiços, porque não absorvem água suficiente e, com a diminuição das glândulas sebáceas do couro cabeludo, os fios ficam menos elásticos e mais secos.

 

Tratamento ideal para fios envelhecidos

Para manter os cabelos sempre saudáveis são necessários cuidados externos e internos. Além de cronograma capilar no salão de beleza, para manter as madeixas sempre jovens, beba muita água e tenha uma alimentação saudável.
Quando falamos em cuidados externos, a Bellkey Professional indica a máscara de nutrição profunda Rejuvenesce, que é vegana e 100% orgânica. Seu principal bio ativo é o extrato da Rosa de Jericó ou Flor da Ressurreição (Sellaginela Extrat), uma flor do deserto que cresce no Oriente Médio e América Central e, mesmo em grandes períodos de seca, um breve contato com a água é suficiente para que ela rejuvenesça.
A máscara Rejuvensce devolve a vitalidade aos fios e forma uma camada protetora para a cutícula. Ideal para quem precisa de excelentes resultados, em pouco tempo. Ela pode ser usada somente com o objetivo de hidratar, deixando agir por 5 minutos após lavar os cabelos, ou deixando agir por 40 minutos, para rejuvenescer os fios. Rejuvesce garante um resultado perfeito em toda a fibra capilar.
Outro aliado contra o envelhecimento dos fios é o Bio Restore Keratin, que restabelece a queratina, uma das principais necessidades dos fios. Pode ser utilizado como um finalizador, sem enxágue.
Com produtos de fácil e rápida aplicação é possível rejuvenescer os fios e, ao mesmo tempo, prevenir contra agressões futuras. Lembre-se que o acompanhamento de um profissional, com a indicação de um cronograma capilar, é essencial.