Todo bom cabeleireiro sabe que o cuidado com os fios deve ser constante na rotina de todos os clientes. Os tratamentos realizados no salão são fundamentais, mas é importante também cuidar do cabelo em casa.

Entretanto, a maioria dos clientes não sabe bem como deve ser a manutenção dos fios no dia a dia. Por serem leigos no assunto, muitas vezes desconhecem a função dos produtos e também a forma de utilizá-los. Cabe ao cabeleireiro dar instruções e indicar os cosméticos apropriados para uso doméstico.

Por que ensinar o cliente a cuidar do cabelo em casa?

Não pense que ensinando a cuidar do cabelo em casa você perderá clientes no salão! Pelo contrário, se o cliente conseguir manter aquele resultado de salão em casa, com certeza indicará seu serviço e também fará propaganda do seu trabalho.

Trata-se também de uma oportunidade de demonstrar seus conhecimentos para seus clientes atuais. Ao dar as melhores dicas para cuidar do cabelo em casa, eles verão que você é um especialista, que domina o assunto e que se preocupa com o cliente. Assim, você contribui para a fidelização e retorno de seus clientes. 

Além disso, a venda de produtos de linhas home care pode ser bastante lucrativa para o cabeleireiro, garantindo mais uma fonte de renda para ampliar seus resultados financeiros.


Saiba mais:


O produto certo para cada cabelo

Cada tipo de cabelo demanda um cuidado específico, por isso é importante usar produtos que sejam desenvolvidos para a necessidade de cada fio. Cabelos quimicamente tratados, por exemplo, precisam de cuidados que sejam direcionados para o dano que cada tipo de procedimento pode causar na fibra capilar. Pensando nisso, a linha Home Care da Bellkey conta com produtos para:

  • Cabelos com alisamento definitivo ou progressiva
  • Cabelos loiros ou com mechas
  • Cabelos coloridos
  • Cabelos extremamente danificados
  • Cabelos cacheados, crespos e volumosos

Avalie cuidadosamente os fios de seus clientes, verifique o histórico de procedimentos pelos quais aquele cabelo passou e indique a linha de produtos mais adequada para ele.

Tratamento

Depois de escolher o produto correto para os fios é necessário saber como aplicar o tratamento. As máscaras para uso doméstico são desenvolvidas para que se adequem à rotina corrida dos clientes, por isso demandam pouco tempo de ação.

Para começar, instrua o cliente a lavar os fios delicadamente com o shampoo Home Care escolhido e deixá-lo agir por dois minutos. Depois de enxaguar, a máscara deve ser aplicada mecha a mecha, massageando bem os fios. O tempo de pausa é de apenas 10 minutos. Basta enxaguar e é hora da finalização.

Finalização e proteção

Outro cuidado fundamental na rotina dos clientes fora do salão é finalizar bem os cabelos. Aqueles que têm costume de usar o secador regularmente devem ficar ainda mais atentos à finalização. Recomende o uso de um protetor térmico que deve ser aplicado antes da secagem para garantir que os fios não sejam agredidos pelo excesso de calor.

Aqueles que preferem deixar o cabelo secar naturalmente também deve usar um leave-in nos fios após a lavagem. O produto funciona como um tratamento extra, deixando os cabelos macios e hidratados, além de diminuir o frizz e deixar os fios mais alinhados.

O Leave-in Universal da Bellkey cumpre todas essas funções e também conta com proteção térmica. Ele pode ser indicado para todos os seus clientes, já que funciona para qualquer tipo de cabelo.


Confira também:


Rotina

Como já falamos, cuidar do cabelo em casa deve ser uma atividade constante, por isso é importante criar uma rotina. Essa rotina deve variar de cliente para cliente de acordo com o nível de danos nos fios. O cabeleireiro é o profissional indicado para fazer um bom diagnóstico e recomendar a regularidade com a qual devem ser feitos os tratamentos.

Informe ao seu cliente quando cada máscara deverá ser utilizada, de acordo com o resultado do diagnóstico. Não se esqueça de informar também quando ele deverá retornar ao salão para fazer um tratamento profissional e mais potente.

O segredo principal para cuidar do cabelo em casa é o uso de bons produtos. A linha Home Care da Bellkey é tudo que o seu cliente precisa para manter o cabelo sempre lindo entre uma ida ao salão e outra. Conheça!