A hora do lavatório faz parte da grande maioria dos serviços oferecidos em um salão de beleza. O bom atendimento nesse momento é fundamental para que o cliente fique realmente satisfeito. Muitos, inclusive, consideram a higienização dos fios a parte mais relaxante da ida ao salão.

Este artigo traz dicas de como fazer com que a hora do lavatório seja ainda mais prazerosa para o seu cliente, transformando esse momento praticamente em um SPA dentro do seu salão. Vamos lá?

Passo a passo do atendimento no lavatório

Para começar, leve seu cliente até o lavatório. Esse espaço deve estar bem organizado, limpo e seco. Fique atento porque, quando o cliente se acomodar no lavatório, ele olhará para o alto, então se certifique de que tudo está bem higienizado e, se possível, atente-se para a decoração. Uma boa dica é colocar uma música tranquila nesse ambiente para que tudo fique ainda mais relaxante!

Peça ao cliente para se sentar e ajuste a cuba para que ele fique confortável. Coloque uma toalha ao redor dos ombros do cliente e prenda as pontas da frente com uma presilha. Assim, você garante que ela não sairá ao longo do serviço.


Saiba mais:


Pergunte ao cliente qual a temperatura da água que ele prefere. Nesse momento, você pode explicar as vantagens da água fria para o cabelo: ajuda a fechar as cutículas, dando mais brilho aos fios, não causa ressecamento e remove bem as impurezas, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo.

Molhe bem todo o cabelo e pegue o shampoo mais indicado para as características dos cabelos do seu cliente. Aplique o produto nos cinco pontos de oleosidade do couro cabeludo: nas duas têmporas, na testa, na occipital e na nuca.

Ligue esses pontos, espalhando o shampoo em toda a cabeça do cliente com uma massagem vigorosa, mas não agressiva. É importante aplicar a pressão correta: se for muito delicada, os fios não ficarão bem limpos; e se aplicar muita força, o cliente não terá um momento agradável. Lembre-se de nunca usar as unhas, apenas as pontas dos dedos.

Se necessário, molhe os fios um pouco mais. Quando todo o couro cabeludo estiver bem ensaboado, espalhe a espuma ao longo do comprimento dos fios sem embaraçá-los. Deslize os dedos entre eles para que o produto atinja todo o cabelo. Se estiver removendo uma coloração, garanta que toda a tinta tenha saído dos fios e do couro cabeludo, ok? Depois, enxágue.

Agora é a hora de reaplicar o shampoo para garantir a higienização perfeita. Repita o procedimento. Você perceberá que agora haverá mais espuma, então aproveite esse momento para fazer uma boa massagem. Faça movimentos lentos com pressão moderada. As têmporas e a nuca são pontos de relaxamento que devem ser contemplados durante a massagem. Faça movimentos circulares com os polegares ao redor de toda a cabeça. Deslize os dedos com as mãos abertas das têmporas em direção ao occipital, entrelaçando-os no centro da cabeça. Seja criativo e planeje uma massagem personalizada para seus clientes. Esse pode ser um diferencial do seu salão!

Enxágue bem todo o shampoo e remova o excesso de água para aplicar o condicionador. Escolha o produto mais indicado para o cliente e o aplique nos cabelos molhados preservando cerca de três dedos da raiz. Enluve bem o cabelo, mecha a mecha, massageando os fios para que os ativos penetrem bem. Esse momento deve durar cerca de dois minutos. Depois disso é só enxaguar.

Quando terminar, remova a água dos cabelos com as mãos, mas sem torcer os fios, certo? Para evitar que o cliente saia do lavatório com os cabelos pingando água, faça um turbante em torno da cabeça do cliente ou apenas envolva os ombros do mesmo com uma toalha. Prontinho, higienização perfeita e super relaxante!


Confira também:


Quanto tempo o cliente deve ficar no lavatório?

A resposta para essa pergunta não é exata, o cliente deve ficar tempo suficiente! Não apresse esse momento, pois deve ser uma experiência de relaxamento, mas também não seja muito lento, pois pode atrasar os outros serviços a serem realizados no salão.

Para que o momento do lavatório seja ainda mais prazeroso para o cliente, experimente a linha Dia a Dia da Bellkey que conta com shampoo e condicionador Premium para lavatório. Os produtos funcionam para todos os tipos de cabelo, garantem higienização perfeita, preparam os fios para o tratamento e ainda proporcionam excelente rendimento e melhor custo-benefício para o profissional!