As mechas estão entre os serviços que mais dão destaque e prestígio a um cabeleireiro, fazem muito sucesso nas redes sociais e agradam a muitos clientes. Uma das técnicas que mostra excelência e cria cabelos únicos são as mechas em dois tons.

Para conseguir resultados incríveis e personalizados em cada cabelo, é importante que o profissional use sua criatividade e consiga ter visão para prever como tudo vai ficar. Neste artigo, vamos falar do uso simultâneo de tinta e pó descolorante. Vamos começar?

Por que fazer mechas em dois tons?

Usar mais de um tom nas mechas traz mais profundidade ao cabelo e gera um efeito de movimento, além de tornar aquele trabalho ainda mais único, demonstrando seu talento e proporcionando um cabelo exclusivo. É quase uma assinatura!

Dicas e cuidados para fazer mechas em dois tons

Para começar, é necessário ter uma boa conversa com o cliente para entender quais tons devem ser utilizados para criar o efeito desejado.  O ideal é utilizar tonalidades que não apresentem alto contraste entre si e que combinem. Uma dica é sempre optar por combinar cores quentes com outras cores quentes e cores frias com outras cores frias.


Saiba mais:


Vale lembrar também que cabelos já coloridos não podem ser clareados com tinta, portanto, essa técnica deve ser utilizada prioritariamente em cabelos virgens, com poucas mechas ou para escurecer cabelos com mechas já muito claras.

Comece preparando os dois produtos em recipientes diferentes da seguinte maneira:

  • Coloração + revelador
  • Pó + oxidante

Divida os cabelos e comece a separar as mechas de acordo com o efeito que o cliente deseja, desfiando ou costurando. A aplicação da tinta ou descolorante, e a organização das mechas vai depender do resultado desejado.

Você pode alternar uma mecha com tinta e outra com descolorante ou fazer mais com um  produto e menos com o outro. É nesse momento que a visão do profissional será determinante para garantir um cabelo perfeito! Tente visualizar o resultado à medida que for fazendo o serviço.

Outro ponto muito importante para trabalhar com esses dois produtos simultaneamente é criar uma barreira física entre as mechas,  evitando que os fios coloridos entrem em contato com os fios descoloridos e acabem causando manchas. Para essa função, use papel alumínio ou celofane, próprios para serem utilizados nos cabelos.

Após a aplicação, fique atento ao tempo de ação dos produtos. A coloração tem um tempo fixo para alterar a cor dos cabelos, já o tonalizante tem um tempo máximo. Ao longo do processo das mechas em dois tons, vá verificando se os fios já descoloriram o suficiente para chegar ao tom desejado, mesmo que o tempo de ação da tinta ainda não tenha terminado. Se o clareamento do descolorante for atingido primeiro, limpe o produto das mechas com o auxílio de uma toalha úmida.

Na hora de enxaguar os cabelos, seja rápida para evitar que as cores interajam entre si e causem manchas. Você pode optar por remover primeiramente as mechas que estão com a coloração e, em seguida, as mechas que estão com o descolorante.


Confira a vídeo aula online:


Lave bem os fios e faça um tratamento potente com a Nutriction Color Mask, que é perfeita para fios que foram coloridos e descoloridos, como nas mechas em dois tons. O produto protege e revitaliza a cor, nutre e regenera intensamente os fios danificados por processos químicos, e aumenta a resistência e a elasticidade dos fios. Agora é só finalizar!

Acompanhe nosso blog para receber dicas e conhecimento de qualidade para te ajudar a conquistar seus clientes e a melhorar seus serviços no salão.