Mechas sem descolorante: dá para fazer?

2018-08-27T09:31:37+00:0027/08/2018|0 Comentários

Sim, é possível fazer mechas sem descolorante. Essa técnica é bastante útil em um salão de beleza e pode garantir bons resultados para seus clientes, evitando danos desnecessários para a fibra capilar. Quer entender melhor?

Neste artigo vamos te mostrar como realizar essa técnica, explicar em quais situações ela é mais indicada e quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir um cabelo maravilhoso.

1. Como fazer mechas sem descolorantes?

As mechas sem descolorante, assim como as mechas comuns, podem ser feitas de diversas formas: costurando, eriçando ou usando transparências de cabelos. A diferença é que, no lugar do descolorante, deverá ser usada uma coloração da tonalidade adequada para alcançar o resultado desejado.

Como a textura do descolorante e da coloração são um pouco diferentes, a aplicação pode sofrer alguma variação. Tenha cuidado, pois pode ser que o produto seja mais líquido do que de costume, diminuindo a precisão na hora de colorir as mechas e gerando manchas. Faça a aplicação com suavidade e atenção.

Além disso, o tempo de ação de descolorantes e colorações são diferentes. Ao fazer mechas com coloração é necessário ter em mente que deixar o produto mais tempo do que o indicado pelo fabricante não irá alterar o resultado.

2. Quando fazer mechas sem descolorante?

Uma das regras mais importantes da  colorimetria é a seguinte: a coloração não clareia outra coloração aplicada anteriormente. Por isso, as mechas sem descolorante só podem ser feitas em cabelos que nunca foram coloridos.

Além disso, sabemos que as colorações não possuem tanto poder de clareamento quanto um pó descolorante, por isso não é possível chegar a tons de loiro muito claros ou criar mechas de muito contraste em cabelos escuros usando apenas a coloração. Esses são alguns dos casos em que só o descolorante será eficaz para conquistar o resultado desejado.

Apesar dessas limitações, as mechas sem descolorante podem ser a técnica mais indicada para algumas situações, como:

  • Criar o efeito “morena iluminada” em cabelos virgens: se for fazer mechas pouco mais claras que o tom natural do cabelo, apenas iluminando os fios, o ideal é fazer as mechas sem descolorante. Sabemos que as colorações causam menos danos ao fio, por isso são ideais para preservar a saúde de cabelos virgens. Além disso, com a coloração é possível garantir que o tom não clareie além do necessário, criando o efeito de iluminação natural nos fios, sem chegar ao loiro.

  • Fazer mechas em cabelos cacheados: cabelos cacheados podem perder a forma com o uso de descolorante, por isso as mechas assustam muitas cacheadas. Uma forma de iluminar esses cabelos sem perder a definição é fazendo mechas sem descolorante. Elas danificam menos o cabelo e ajudam a preservar os cachos.
  • Fazer mechas em cabelos sensíveis: cabelos muito finos e sensíveis podem sofrer com a ação de um descolorante, mesmo sendo naturais. A alternativa é usar uma coloração, assim é possível clarear o tom sem causar danos graves.
  • Fazer mechas inversas: esse é um uso clássico das mechas sem descolorante. As mechas inversas ou invertidas servem para criar pontos mais escuros nos cabelos.

A maior vantagem das mechas sem descolorante é preservar melhor a integridade e a saúde dos fios. Esse é um dos critérios mais importantes para se levar em conta na hora de fazer qualquer processo de química nos cabelos, mesmo que seja apenas uma coloração. Afinal, cabelo bonito é cabelo saudável.

Pensando nisso, não deixe de oferecer aos seus clientes de mechas um bom tratamento ao final do processo. A Bellkey tem produtos indicados para isso, que regeneram e nutrem a fibra capilar, além de intensificar os pigmentos e proteger a cor. Conheça nossas colorações.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.