O corte em cabelos cacheados é um assunto que está muito em alta no momento. Os cachos estão com tudo e cada vez mais mulheres abrem mão dos alisamentos e apostam na textura natural dos seus fios. Isso é excelente não apenas para a saúde dos cabelos, mas também para a autoestima de muitos clientes.

É muito importante que os cabeleireiros estejam preparados para os cuidados com os cabelos cacheados. Você está?

Neste artigo vamos falar sobre o corte, que faz toda a diferença na hora de valorizar os cachos. Continue a leitura!

Importância do corte em cabelos cacheados

Para manter os cachos bonitos e bem cuidados, o corte é fundamental, pois desempenha vários papéis que ajudam a deixar o cabelo sempre lindo. Veja:

  • Controle de volume: com o corte em cabelos cacheados, é possível controlar e distribuir melhor o excesso de volume dos cabelos, uma queixa muito recorrente.
  • Formato certo: é através do corte que o cabelo cacheado ganha formato, sendo praticamente “esculpido” da forma que o cliente preferir.
  • Definição: as camadas e os desfiados dão mais leveza aos cabelos e ajudam a definir os cachos.
  • Remoção de pontas ressecadas: cabelos cacheados, principalmente os longos, tendem a ficar mais ressecados nas pontas. O corte é necessário para renová-las.

Corte a seco x corte molhado

Corte molhado: fazer o corte nos cabelos molhados garante mais precisão a cada tesourada, afinal os fios ficam mais alinhados e bem esticados, possibilitando que todos sejam cortados na mesma altura. Além disso, o cabeleireiro tem mais mobilidade com a tesoura e segurança ao fazer o corte.

Corte seco: o corte nos cabelos secos proporciona melhor previsibilidade do resultado, já que o profissional consegue ver com mais clareza o comprimento que será cortado, afinal os fios estarão no caimento natural. Ou seja, os fios ficarão do jeito que forem cortados, nada de surpresas quando o cabelo secar! Além disso, é mais fácil desfiar e dar textura aos fios com os cabelos secos.

Melhor corte em cabelos cacheados

Os cabelos cacheados têm uma característica que deve ser considerada sempre na hora do corte: o fator encolhimento. Quando molhados, os cachos são bem mais longos, mas à medida que vão secando tendem a encolher. O que assusta muitas cacheadas ao cortar os fios molhados é a possibilidade deles ficarem mais curtos que o desejado quando secarem. Por esse motivo, o mais indicado é que o corte em cabelos cacheados seja feito com os fios secos, garantindo o comprimento adequado.

Entretanto, nada impede que o profissional una as duas técnicas ou que escolha a que se sente mais confortável ao trabalhar. É possível também acertar no comprimento com os fios molhados, mas tudo depende da habilidade e experiência do profissional. O importante é se comprometer em entregar para o cliente o resultado desejado por ele e combinado entre vocês antes do corte.

Cuidados com cachos

Para garantir cachos perfeitos não basta apenas acertar no corte. A finalização e os tratamentos também são fundamentais. É através da finalização que o cliente será capaz de dosar volume e definição e usar o cabelo conforme seu costume.

Os produtos específicos para cabelos cacheados também são protagonistas para conquistar cachos lindos e saudáveis. Foi pensando nisso que a Bellkey desenvolveu a linha Up Curly, que vai do shampoo ao finalizador, e garante cachos hidratados e definidos.