O visual Morena Iluminada é uma das principais tendências pedidas nos salões de beleza. Trata-se de fazer mechas espalhadas em pontos estratégicos do cabelo com cor cerca de dois a três tons mais claros do que a cor natural dos fios. A proposta é iluminar cabelos escuros, mas sem chegar ao loiro, preservando a raiz e o fundo natural.

Neste artigo, vamos explicar o passo a passo de como criar o cabelo morena iluminada, para que você possa começar a fazê-lo em seus clientes. Vamos lá?

Preparação

Para começar o processo, proteja o cliente com capa para química. Faça um teste de mechas e um bom diagnóstico da qualidade da fibra capilar para garantir que os fios do cliente resistirão ao processo. Caso o resultado seja positivo, faça a divisão do cabelo.

Divida os fios em cinco partes: duas laterais, topo, parte de trás e nuca.


Saiba mais:


Preparação do produto e aplicação

Para criar o cabelo morena iluminada, você pode usar descolorante ou coloração (sim, é possível), mas neste post vamos te explicar o processo com descoloração. Para começar, pese cerca de 50 gramas de pó descolorante Infinity Color e misture a 100 ml de oxidante de 20 volumes da mesma linha. Ao longo do processo, se necessário, prepare mais produto seguindo essa mesma proporção sugerida.

Separe mechas com cerca de dois dedos de espessura, a começar pela nuca, e desfie bem com um pente específico para essa função. Isso garantirá que o descolorante não chegue à raiz e fará com que os fios descoloridos se misturem aos naturais ao final do processo.

Coloque o papel alumínio por baixo da mecha já desfiada. Se precisar, use uma plaquete para ter mais firmeza. Com um pincel, aplique o descolorante na mecha. Concentre o produto nas pontas e vá subindo no comprimento do cabelo desenhando um W ou um V, alterne. Nas partes dos fios mais próximas à raiz, aplique uma quantidade menor de produto. Isso garantirá que as pontas fiquem um pouco mais claras que o restante do cabelo, gerando um lindo degradê.

Continue fazendo esse processo em todo o cabelo. Sua criatividade pode te ajudar nesse processo, e você pode alternar formas de aplicação para conseguir um efeito personalizado.

Hora da pausa

O tempo de pausa do descolorante depende da cor desejada pelo cliente. Para criar o efeito morena iluminada não é necessário chegar a uma cor muito clara. Nossa sugestão é deixar que os fios clareiem até o fundo de clareamento sete, o alaranjado amarelo.

Confira cada mecha para saber se elas já chegaram à tonalidade desejada. Use o teste de mechas como referência para o tempo e não se esqueça de ir checando as primeiras mechas mesmo antes de ter terminado de aplicar o produto em todo o cabelo.

À medida que as mechas forem chegando à cor desejada, vá removendo o produto dos fios com o auxílio de uma toalha molhada. Quando as últimas estiverem prontas, leve o cliente até o lavatório.

Tonalização

Para não deixar o cabelo no fundo de clareamento e chegar a uma tonalidade ainda mais bonita com reflexos luminosos, sugerimos tonalizar os fios.

Lave todo o descolorante dos cabelos e remova o excesso de água com o auxílio de uma toalha.

Prepare cerca de 30 gramas de tonalizante Infinity Color com 60 gramas de emulsão da mesma linha. Sugerimos algumas tonalidades que ficam lindas para fazer o morena iluminada:

  • 7.73 (louro médio marrom dourado)
  • 7.3 (louro médio dourado)
  • 7.13 (louro médio bege)

É claro que você pode usar outros tons. Para isso, converse com seu cliente para escolherem aquela que ficará perfeita nas mechas.

No lavatório, aplique a mistura em todas as mechas. O tempo de pausa costuma ser de 20 minutos, mas vá avaliando a cor dos fios enquanto aguarda. Remova todo o produto assim que chegar à tonalidade desejada.


Confira a vídeo aula online:


Tratamento

Fazer mechas também é um procedimento de química, pois a fibra capilar passa por uma transformação e perde nutrientes, causando danos aos fios. Por isso, é fundamental fazer um bom tratamento após o processo.

Lave bem os fios com o shampoo Infinity Color Protection, que limpa com suavidade e ajuda na manutenção da cor. Em seguida, aplique a Nutriction Color Mask, que nutre e regenera intensamente os fios danificados e ainda cria uma barreira protetora na fibra capilar que protege os cabelos das agressões do dia a dia e evita o desbotamento da cor.

Morena iluminada perfeita

Seguindo esses passos, você vai garantir o efeito morena iluminada desejado pelo seu cliente. Para terminar, finalize os fios da forma que ele preferir. Uma dica é fazer uma boa escova para realçar ainda mais a nova cor.

Para conquistar melhores resultados em seu trabalho, continue acompanhando nossos artigos. A Bellkey quer estar ao seu lado para te ajudar a adquirir mais conhecimento e esclarecer dúvidas sobre os cabelos.