fbpx

O que alisa os cabelos?

2018-12-03T09:57:23+00:0003/12/2018|0 Comentários

Alisamentos, sejam permanentes ou temporários, estão entre os procedimentos mais frequentes em salões de beleza, mas você já se perguntou o que alisa os cabelos?

Neste post, vamos desvendar esse processo. Acompanhe.

De forma geral, podemos afirmar que sempre que alisamos os cabelos acontece uma transformação dentro da fibra capilar: as ligações químicas que formam os fios sofrem uma modificação, fazendo com que o formato do cabelo seja alterado.

Mas o que faz com que essas ligações passem por uma transformação? Essa pergunta apresenta diversas respostas, afinal existem vários procedimentos diferentes cuja proposta é alisar os cabelos.  Podemos agrupá-los em duas categorias: os alisamentos temporários e os duradouros.

O que alisa os cabelos temporariamente?

O alisamento temporário é a famosa escova que todo cabeleireiro faz praticamente todos os dias na maioria dos salões de beleza. Vamos te explicar por que ela deixa os fios lisos.

Quando lavamos os fios antes da escovação, uma importante ligação química do cabelo é rompida: a ligação de hidrogênio. Isso faz com que as cadeias de queratina, que são o que dá forma aos fios, se desalinhem.

À medida que os fios vão secando, as ligações de hidrogênio e as cadeias de queratina vão se realinhando no formato natural dos fios, e a ação da escova interfere nesse processo. Ao secar os fios com o calor do secador, modelando o cabelo em outro formato, as ligações rompidas se realinham no formato idealizado pelo cabeleireiro e pelo cliente.

Esse novo alinhamento irá durar até que os fios entrem em contato com a água e tenham suas ligações de hidrogênio rompidas novamente, ou seja, até a próxima lavagem. Por isso, esse é um método de alisamento temporário.

O que alisa os cabelos por muito tempo?

Para que o alisamento dure mais do que o intervalo entre uma lavagem e outra é necessário fazer alterações mais profundas na estrutura dos fios. Não basta apenas o calor e movimento da escova, é necessária a atuação de produtos químicos.

Existem diversas químicas capazes de alisar os cabelos como o tioglicolato, hidróxido de sódio, guanidina e progressivas. Cada uma delas funciona de maneiras diferentes dentro da estrutura da fibra capilar. Podemos dizer que esses produtos atuam profundamente dentro dos fios, modificando a organização das ligações químicas que dão forma a eles.

De forma geral, a química que alisa os cabelos promove uma reorganização da estrutura do cabelo de forma permanente e, para isso, depende da ação mecânica da escova, do calor do secador, da chapinha e da atuação dos interagentes químicos, todos esses fatores atuando em conjunto.

Por atuarem de forma tão profunda dentro dos cabelos é que esses alisantes são tão perigosos.

Entender o que alisa os cabelos é importante para que o cabeleireiro entenda o impacto do seu trabalho na saúde da fibra capilar do cliente. Alisamentos são procedimentos químicos com alto potencial de dano e exigem muita responsabilidade do profissional, além do uso de produtos confiáveis de marcas comprometidas em priorizar a saúde dos cabelos.

É importante usar produtos para alisamentos que tenham liberação da Anvisa, como os da Bellkey, e que garantam bons resultados, sem causar danos graves para a saúde dos cabelos.

Agora que você já entendeu o que alisa os cabelos, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras dicas que vão te ajudar em sua rotina no salão.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

DOWNLOAD GRATUITO!!!

E-BOOK
TRATAMENTO CAPILAR 
Entenda como fazer o Cronograma Capilar
Baixar o E-book!
close-link
0