Descolorações são processos químicos que exigem muitos cuidados e experiência do cabeleireiro. Atingir a cor exata usando o pó descolorante adequado sem causar agressões desnecessárias à fibra capilar é um desafio, por isso elaboramos esse post mostrando as dificuldades a que você deve estar atento e os cuidados mais importantes para conseguir o resultado ideal e garantir a satisfação do seu cliente.

Pó descolorante: dificuldades na hora da descoloração

As maiores dificuldades na hora de se descolorir um cabelo estão ligadas, geralmente, a erros ao se fazer o diagnóstico, que é uma etapa fundamental antes de se realizar qualquer procedimento químico.

É através do diagnóstico que você descobrirá como está a resistência dos fios e qual é o histórico desse cabelo. Será que já foram feitas várias colorações? Será que a cor dos cabelos é cosmética ou natural? Esses são exemplos de situações que podem influenciar no sucesso ou erro de uma descoloração. Por isso, converse bastante com seu cliente, anote as informações mais importantes sobre o estado atual dos cabelos e o resultado que eles esperam daquele serviço. Esse será seu guia para chegar ao resultado correto.


Saiba mais:


Há também dificuldades que podem acabar surgindo ao longo da descoloração, como demora além do imaginado para o clareamento ou perda da elasticidade dos fios. Esses imprevistos acontecem devido à falta de um teste de mechas. Muitos cabeleireiros acabam pulando essa etapa essencial para agilizar o processo e, por isso, cometem graves erros.

É na hora do teste que você perceberá se o cabelo resistirá à ação do pó descolorante sem quebrar ou emborrachar. Além disso, esse será o momento certo para prever a tonalidade que você conseguirá atingir para escolher o oxidante correto e estimar o tempo que o cabelo levará para clarear, chegando ao resultado desejado com eficiência e segurança.

Por fim, a temperatura do ambiente também pode acabar influenciando no sucesso da descoloração. Se estiver muito calor, o processo pode ser rápido demais e acabar clareando e danificando o cabelo mais do que o necessário. Já quando está muito frio, o processo é mais lento e atrasa o resultado. É necessário levar esse fator em consideração na hora de realizar o serviço, assim você conseguirá controlar o andamento do processo.

Cuidados para uma descoloração segura

Para que todo o processo de descolorir o cabelo saia como planejado há alguns cuidados que devem ser tomados.

Primeiramente, lembre-se que os cabelos devem estar limpos, sem resíduos de finalizadores e cremes, e bem tratados. Tratamentos antes e depois de procedimentos químicos são fundamentais para a saúde do cabelo e são formas de trazer o cliente de volta para sua cadeira mais vezes. Se verificar que existem partes do cabelo que estejam mais sensíveis, como as pontas, por exemplo, proteja com o produto adequado.

Na hora de misturar o pó descolorante e o oxidante é necessário ter muita atenção. Tenha em mente o objetivo do cliente e o estado do cabelo na hora de decidir se deve usar um produto com maior ou menor poder de clareamento. Além disso, calcule bem a quantidade de produto que irá preparar, lembrando que os primeiros 25 minutos depois que a mistura está pronta são aqueles em que o pó descolorante age com mais intensidade. Então vá preparando a mistura na medida em que for usá-la.

Outra dica eficiente é nunca misturar pó e oxidante de fabricantes diferentes. Se usar, por exemplo, o Blond Light da Bellkey, use também os oxidantes da mesma linha e da mesma marca. Isso fará toda a diferença no resultado final, uma vez que são produtos criados por especialistas para agirem em conjunto.


Confira também:


Por fim, cuidado com o cliente e com você! Use uma capa descartável e procure preservar o couro cabeludo, testa, orelhas e nuca do cliente, essas são partes sensíveis do corpo que podem ficar irritadas quando entram em contato com agentes químicos. Realize todo o procedimento com luvas e avental. Fique atento também para a higiene dos seus materiais e toalhas.

Seguindo essas dicas, suas descolorações serão um sucesso no salão! Para garantir resultados superiores, conheça a linha Infinity Color da Bellkey.