Clientes que já fizeram muitas químicas nos cabelos ou que usam ferramentas térmicas em excesso como prancha, secador e babyliss, com certeza já se depararam com alguns pontinhos brancos nos fios. Quando isso acontece, é claro que eles buscam a ajuda de um bom cabeleireiro. Você está preparada para ajudá-los a lidar com o problema?

Neste artigo você descobrirá o que são esses pontinhos brancos que insistem em aparecer, como lidar com o cabelo quando esse problema aparece e como evitá-los. Vamos lá!

O que são os pontinhos brancos no cabelo?

Os pontinhos brancos recebem o nome de Trichorrhexis Nodosa e são um sinal de que a fibra capilar foi rompida. Perceba que, ao puxar o local onde o pontinho está, o fio se quebra facilmente.

Essa quebra é provocada pelas agressões que o cabelo sofre: descolorações, colorações, alisamentos, escovações frequentes, danos do verão, etc. Tudo isso pode deixar os fios mais frágeis e quebradiços, fazendo com que apareçam os indesejáveis pontinhos brancos.


Saiba mais:


Tem solução?

Essa é a pergunta que seu cliente vai fazer, e a resposta, infelizmente, é: não. Como os pontinhos brancos indicam quebra, é impossível unir a fibra capilar novamente, ou seja, não há como voltar atrás.

O jeito de se livrar do problema é cortando os fios, o que acaba deixando muitos clientes chateados. Porém, há um consolo! Perceba que os pontinhos costumam aparecer predominantemente nas pontas do cabelo. Isso acontece porque se trata da parte do fio que fica mais tempo exposta aos danos. Portando, basta uma aparada nas pontas para dar adeus ao problema.

Como evitar os pontinhos brancos?

Se o seu cliente já está livre dos pontos brancos, o próximo passo é a prevenção para que eles não apareçam novamente nos fios. Por isso, alguns cuidados regulares são necessários, como:

  • Tratamentos: hidratações, nutrições e reconstruções são formas de tratar os cabelos repondo todos os nutrientes que são perdidos por causa das agressões do dia a dia, deixando-os mais fortes, saudáveis e livres de pontinhos brancos. Recomende ao seu cliente que ele vá regularmente ao salão para realizar um bom tratamento em seus cabelos com produtos profissionais de alta qualidade, como as máscaras da Bellkey.
  • Cortes regulares: cortar o cabelo a cada dois ou três meses é uma excelente maneira de manter as pontas sempre renovadas, saudáveis e livres de pontos brancos.

  • Seja cauteloso nas químicas: colorações, descolorações e alisamentos são procedimentos que exigem muitos cuidados. Caso contrário, podem fragilizar os fios causando o aparecimento dos pontinhos brancos. Para que as químicas tenham o resultado esperado é preciso fazer antes um teste de mechas, dar um bom intervalo entre um retoque e outro, verificar se há compatibilidade com procedimentos anteriores e, o mais importante, usar bons produtos. Os produtos para transformações químicas da Bellkey, como pós descolorantes, oxidantes, colorações e alisantes foram desenvolvidos para entregar alta performance, sempre priorizando a saúde dos fios.

Confira também:


  • Dia a dia saudável: recomende ao seu cliente cuidar bem dos fios no dia a dia em casa. Evitar o uso frequente de secador, chapinha e babyliss é muito importante. Além disso, deve-se sempre usar produtos com proteção solar quando se expor ao sol, mar ou piscina. Produtos de uso doméstico de boa qualidade também ajudam a manter os fios sempre saudáveis.

Quando seu cliente com pontinhos brancos no cabelo aparecer no salão, você já sabe o que fazer, não é? Aqui no blog você encontra mais dicas e materiais elaborados especialmente para ajudar o cabeleireiro no dia a dia do salão!