A maioria das pessoas sabe que a descoloração danifica o cabelo, mas você sabe quais são os motivos? É importante que o cabeleireiro entenda como o processo ocorre para fazer esse serviço com responsabilidade, garantindo um excelente resultado para seus clientes e prezando sempre pela saúde da fibra capilar.

Neste artigo vamos explicar o que ocorre com o cabelo quando ele é descolorido, por que ele fica fragilizado e o que fazer para evitar isso e recuperar os fios expostos a esses danos. Vamos lá?

 

Como a descoloração danifica o cabelo?

A descoloração é um processo químico realizado com o propósito de remover dos cabelos os pigmentos, naturais ou artificiais, para deixá-los mais claros. Para isso são utilizados dois produtos: pó descolorante e oxidante.

Os dois produtos agem deixando o cabelo poroso para que possam penetrar profundamente na fibra e remover os pigmentos. No entanto, quando fazem isso, deixam “escapar” nutrientes, proteínas, líquidos e lipídeos que compõem os fios, ou seja, a descoloração danifica o cabelo. O resultado é um cabelo ressecado, poroso, quebradiço e sem brilho.

Entretanto, é possível conquistar um cabelo descolorido e, mesmo assim, saudável. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, não apenas pelo cabeleireiro no salão como também pelo cliente em casa. Vamos te explicar!


Saiba mais:


Cuidados com o cabelo antes e durante a descoloração

Antes de descolorir um cabelo é fundamental que você verifique se o fio do cliente resistirá ao processo e se será possível chegar ao tom desejado. Muitos clientes chegam ao salão com cabelos quimicamente processados (alisados, coloridos, com mechas) ou danificados por excesso de calor ou hábitos pouco saudáveis.

Quando os cabelos estão dessa maneira podem acabar sofrendo quebra ou corte químico quando descoloridos. Por isso, é necessário fazer um teste de mechas e verificar a resistência do cabelo e a cor alcançada. Caso perceba que o fio sofreu danos profundos, não realize o procedimento e explique os motivos para o cliente.

Se o cabelo passar no teste, ainda assim são necessários mais alguns cuidados. Use produtos de alta qualidade para garantir que o cabelo não seja muito agredido, a queratina dos fios seja protegida e os nutrientes perdidos sejam recuperados. Essa é a proposta dos descolorantes da linha Infinity Color da Bellkey.

Durante o processo, vale a pena ainda usar um produto "plex", como o Bellplex Reconstrutor Instantâneo. Trata-se de um tratamento de grande intensidade formulado para cabelos que foram danificados de forma severa. Ele repõe nutrientes e restaura a fibra capilar, preparando os fios de forma imediata para novas transformações químicas, como a tonalização das mechas ou uma segunda descoloração, caso seja necessário.


Confira também:


Cuidados com o cabelo já descolorido

Mesmo tomando todos esses cuidados, a descoloração danifica o cabelo, mesmo que pouco. Para reverter esses danos e recuperar plenamente os fios é preciso fazer tratamentos regulares, no salão e também em casa.

Logo após o processo, recomenda-se que o cabeleireiro aplique uma máscara poderosa no cabelo do cliente, como a Infinity Color Máscara Nutriction, própria para o pós-química. Ela protege a cor, nutre e regenera os fios e aumenta a resistência e a elasticidade do cabelo.

Agora que você viu como a descoloração danifica o cabelo, indique para seus clientes produtos que ajudem a recuperar os fios agredidos, como os produtos de tratamento da Bellkey.