fbpx

Profissão cabeleireiro: as diferentes formas de atuação

2018-12-10T13:50:46+00:0010/12/2018|0 Comentários

Um cabeleireiro pode trabalhar de diversas maneiras, e todas elas apresentam seus benefícios e dificuldades. Além disso, por ser uma área super dinâmica, há diversas especialidades que um profissional cabeleireiro pode escolher.

Vamos conversar um pouquinho sobre essas possibilidades? Queremos te ajudar a atuar no mercado da beleza e obter os melhores resultados.

Áreas de atuação do cabeleireiro

Dono do próprio salão

O cabeleireiro que abre seu próprio salão tem a vantagem de poder tomar todas as decisões referentes ao seu negócio, escolhendo sua equipe, produtos com os quais trabalhar, decoração do ambiente, etc. Além disso, a margem de lucros pode ser maior dependendo da eficiência da gestão financeira do empreendimento.

Em contrapartida, as responsabilidades são muitas. Obrigações burocráticas e contábeis, pagamento de contas, lidar com questões trabalhistas de funcionários, controle de estoques, entre outros. Nenhuma dessas tarefas é fácil e todas elas exigem tempo e dedicação, pois o cabeleireiro torna-se também um empreendedor.

Funcionário em salão de terceiros

Trabalhar em parceria com outros cabeleireiros é mais uma opção interessante. É vantajoso por ter menos responsabilidades, mas o comprometimento e a responsabilidade continuam sendo fundamentais. Sua maior preocupação será realizar um excelente trabalho para seus clientes.

É importante verificar com o dono do salão aspectos como uma remuneração fixa, valores de comissões, gastos com produtos, etc. Negocie e esclareça todas essas questões.

Cabeleireiro autônomo

O cabeleireiro autônomo pode atender a domicílio ou em sua própria casa. Hoje existem até os beauty trucks (caminhões de beleza, em português) com a proposta de realizar o atendimento em um carro adaptado para funcionar como um salão.

O atendimento em casa pode ser dificultado pela falta de estrutura. Por exemplo, é mais difícil prestar serviço de mechas e coloração sem um lavatório profissional. Além disso, o cabeleireiro deve cobrar a mais, pois o custo do serviço deve cobrir seus gastos com deslocamento.

Entretanto, fica mais fácil oferecer um serviço personalizado e é muito confortável para os clientes. Outra facilidade é poder atuar como MEI (Microempreendedor Individual), pois dessa forma você regulariza seu trabalho a um baixo custo.

Já decidiu como gostaria de atuar no mercado de trabalho de cabeleireiros? Você pode pensar também nas especialidades que gostaria de seguir. Para escolher é importante pensar nos tipos de serviço que você mais gosta de oferecer e em suas aptidões. Alguns exemplos:

Colorista

O colorista se especializa em colorações e mechas. É muito importante que ele domine todas as regras de colorimetria e entenda tudo sobre alturas de tom, fundos de clareamento e reflexos. Além disso, o colorista deve entender tudo sobre os produtos que utiliza, conhecendo os efeitos de cada um ao colorir um cabelo.

O colorista deve ainda ser organizado e cuidadoso para evitar a bagunça na hora de lidar com as tintas. Responsabilidade também é fundamental, pois ao lidar com colorações a saúde da fibra capilar está em jogo.

Especialista em cortes

O especialista em cortes precisa ter excelente conhecimento dos efeitos que pode criar com movimentos de tesoura e inclinações de mechas. Deve saber trabalhar bem com as máquinas, tesouras e navalhas, dominando as possibilidades de suas ferramentas.

Além disso, é muito importante que seja um profissional habilidoso e preciso, pois quando erramos em um corte não tem como voltar atrás, certo? Estar atento ao desejo do cliente é fundamental para o especialista em corte.

Especialista em penteados

Quem deseja se especializar em penteados deve ser criativo e ter muita leveza nos movimentos, além de ser capaz de fazer uma excelente escova e cachos com boa fixação. É importante também ser bastante pontual, afinal os clientes de penteados costumam ter horários para seus compromissos.

Produtos de finalização são os melhores amigos desse especialista, pois garantem a fixação do penteado, criam efeito de volume e dão polidez aos fios para que fiquem brilhantes e no lugar certo.

Em qualquer especialidade e em qualquer forma de atuação é fundamental que todo cabeleireiro tenha acesso a bons produtos porque eles fazem toda a diferença no resultado final de todos os serviços no salão.

É importante também conhecer produtos de qualidade e que ofereçam um bom custo benefício, garantindo a sua lucratividade e a satisfação de seus clientes.

Como mostramos, um cabeleireiro profissional pode trabalhar atuando de diversas formas, focando em sua especialidade. Escolha a atividade na qual você é expert e mãos à obra!

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

DOWNLOAD GRATUITO!!!

E-BOOK
COLORAÇÃO CAPILAR E SEUS PRINCÍPIOS.
Baixar o E-book!
close-link
Não há produtos no carrinho.
0