Quando recusar um serviço? Saiba como dizer não ao cliente

2018-05-10T18:39:33+00:00 07/05/2018|0 Comentários

Todo cabeleireiro quer ver seus clientes felizes com aquele cabelo dos sonhos e, além disso, é claro que todo profissional deseja um bom faturamento no final do mês. Mas, mesmo assim, existem alguns casos em que é necessário recusar clientes e deixar de prestar o serviço.

Essa situação não é simples, mas pode ser contornada sem comprometer sua relação com o cliente.

Neste post, vamos te mostrar alguns casos em que o cabeleireiro deve dizer não a um serviço e também como explicar os motivos para o cliente de forma delicada.

  • Não consigo realizar o serviço que o cliente deseja

Até mesmo os cabeleireiros mais experientes podem ter dificuldades para realizar algum serviço e não é nenhuma vergonha admitir! É muito mais seguro dizer não ao serviço do que fazer experimentos nos cabelos de um cliente, certo? Portanto, se você não sabe realizar um trabalho, o mais recomendado é recusar o serviço.

Seja humilde e explique para o cliente que você não poderá atendê-lo naquela ocasião. Busque os conhecimentos necessários para realizar o serviço no futuro, afinal, pode ser que o cliente ainda retorne em um novo momento.

  • Os cabelos do cliente não estão suficientemente saudáveis

Nada mais comum do que clientes chegarem ao salão em busca de transformações químicas, seja para alisar ou colorir os fios. Porém, muitas dessas químicas não podem ser sobrepostas ou exigem que os fios estejam perfeitamente saudáveis para que resistam ao procedimento.

Casos como esses são muito graves e, caso o cabeleireiro insista em realizar o serviço, pode ocasionar em emborrachamento ou corte químico. Situações como essas são muito difíceis de solucionar e danificam profundamente a fibra capilar.

Para explicar essa situação para o cliente, faça um teste de mechas e mostre a ele o que pode acontecer com o cabelo caso a química seja realizada. Ele irá entender as consequências de insistir no procedimento e verá como você é um profissional responsável.

Nesses casos, você não precisa necessariamente perder o serviço. É a chance de oferecer um bom tratamento para recuperar o cabelo do cliente e permitir que a transformação seja realizada em outro momento.

A Bellkey tem uma linha completa com produtos que ajudam na reestruturação de fios quimicamente danificados.

  • O resultado não vai ficar bom

Um cabeleireiro experiente sabe quando o resultado de um serviço não vai corresponder à expectativa do cliente. Nada mais comum do que clientes trazerem referências de cabelos muito diferentes dos deles ou então fotos muito editadas, com resultados impossíveis de atingir.

Nessas situações é necessário explicar para o cliente que cada cabelo é único e que nem sempre é possível conquistar o mesmo resultado em todas as pessoas. É importante considerar as características particulares de cada cabelo e rosto e oferecer sempre um serviço personalizado.

Uma boa opção para contornar esses casos é oferecer serviços alternativos para o cliente e que possam ser realizados com a segurança de um bom resultado. Conversem e entrem em um acordo.

  • Não tenho horário para realizar o serviço

Tentar encaixar clientes em horários mais curtos do que o necessário pode acabar se tornando um tiro no pé. Ao fazer isso, você pode atrasar clientes que já tinham horários agendados e acabar realizando o serviço com pressa, comprometendo o resultado.

Se a sua agenda estiver muito cheia para atender a um cliente, explique a situação com clareza e proponha outros horários mais convenientes para você.

O relacionamento com seus clientes é um dos principais pontos para conquistar bons resultados em um salão de beleza. Para isso é necessário ter muita responsabilidade e empatia. Saiba que, na maioria das vezes, é melhor dizer um “não” do que lidar com um cliente insatisfeito e com más indicações. Seja transparente, claro e mantenha sempre a satisfação de seus clientes em primeiro lugar.

Para ler outros conteúdos que podem te ajudar em sua rotina como cabeleireiro, acompanhe o blog da Bellkey! Lá você encontra dicas e informações técnicas valiosas para oferecer os melhores serviços de beleza com muita segurança para seus clientes.

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