A raiz esfumada é uma tendência que veio para ficar! Consiste em criar uma transição suave entre os fios coloridos mais claros e a cor natural da raiz dos cabelos. Dessa forma, à medida que os fios vão crescendo, a raiz não fica marcada. Por isso, o intervalo entre os retoques pode ser maior, sendo mais conveniente para a rotina agitada de muitos clientes. Além disso, o efeito fica muito bonito, pois manter o fundo natural dos cabelos dá mais profundidade aos fios e garante um visual muito elegante.

A técnica de raiz esfumada pode ser usada em pessoas loiras e ruivas, que desejam manter as raízes naturais; morenas iluminadas; e até por aquelas que gostam da tendência dos fios coloridos, mas desejam um resultado mais discreto. É uma técnica super versátil, não é mesmo? Por esses motivos, é muito importante que você saiba realizá-la com destreza em seu salão.

Neste artigo vamos dar dicas valiosas para você fazer a raiz esfumada perfeita. Confira.

Raiz esfumada durante as mechas ou coloração

O efeito pode ser feito durante o processo das mechas ou coloração. Seu segredo está na forma de aplicação do produto.

Para mechas com raiz esfumada, você deve usar a técnica de desfiar. Ao fazer isso, a raiz dos cabelos não será atingida pelo descolorante e, além disso, os fios desfiados vão criar um efeito de transição sutil entre os cabelos descoloridos e os naturais. Para criar um degradê ainda mais suave, distribua o produto de forma que as regiões mais próximas da raiz recebam menos descolorante do que as pontas. Ajude a criar um efeito esfumado usando os dedos.

Para colorações com a raiz esfumada é necessário cuidado na aplicação: com a ajuda do pincel, aplique o produto preservando cerca de três dedos da raiz, mas na transição entre os cabelos coloridos e a raiz natural, não faça uma linha marcada. Pincele a área fazendo um desenho esfumado. Esse desenho é o que fará com que a transição entre a raiz natural e o cabelo colorido fique suave.

Raiz esfumada após as mechas ou coloração

É possível também esfumar a raiz dos cabelos após fazer as mechas ou coloração.

Execute os procedimentos como você faria normalmente. Escolha uma cor de tonalizante que seja de dois a três tons mais escura do que a cor do comprimento escolhido para os fios e que seja mais próxima da tonalidade natural da raiz do cabelo do cliente.

Após terminar as mechas ou coloração e enxaguar, separe os cabelos em quatro quadrantes. Aplique o tonalizante na raiz dos cabelos, estendendo em até três dedos. Com o auxílio de um pente fino, leve o tonalizante em direção aos fios que já estão coloridos, mesclando os dois tons e fazendo uma transição entre a tonalidade da raiz e do comprimento. Aguarde o tempo de pausa e enxágue.

Prontinho, em ambos os casos o resultado será a famosa raiz esfumada! Tome cuidado para não estender tanto a cor da raiz, ok? Lembre-se que o objetivo não é fazer um ombrè hair.

Após finalizar a cor, não deixe de tratar os fios, pois colorações são processos químicos que agem profundamente na fibra capilar e podem provocar ressecamento. Escolha máscaras que nutrem e regeneram os fios e ainda ajudem na manutenção da cor.

Agora você já está preparada para realizar esse procedimento com sucesso em seu salão!

A Bellkey Professional conta com uma linha completa de colorações de alta performance, com pigmentos intensos, mas sempre respeitando a saúde dos cabelos. Conheça e utilize em seu salão para garantir resultados profissionais.