O cabeleireiro tem contato com diversos tipos de cabelo, várias espessuras, diferentes níveis de densidade e volume e, claro, muitas curvaturas. Dependendo dessas características, todos os cuidados mudam, por isso é muito importante que o profissional as conheça bem.

Para tornar tudo mais fácil existe uma forma de classificação de curvaturas que é bastante útil. A proposta deste artigo é mostrar como ela funciona. Vamos lá?

Conheça os tipos de cabelo

Fonte Imagem: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/beleza/noticia/2018/08/tipo-de-cabelo-voce-sabe-identificar-o-seu-saiba-mais-sobre-a-curvatura-do-fio-cjpikmm6y00qi8icntsxkdkum.html

Essa imagem simplifica e ilustra a maior parte dos tipos de cabelo segundo a curvatura. É claro que existem alguns fios que não se encaixam perfeitamente em uma dessas categorias, mas que se aproximam mais de uma ou de outra. Além disso, existem muitas pessoas que possuem mais de uma curvatura ao mesmo tempo. Para classificar o cabelo de seus clientes veja qual é a predominante ou a mais aproximada.

Agora vamos falar dos tipos de cabelo especificamente. Eles se dividem em 4 grupos, numerados de 1 a 4, e cada um deles se subdivide em 3 categorias: a, b e c.

Tipo de cabelo: 1

O grupo número 1 é formado pelos cabelos lisos. Como costumam ser mais oleosos, é melhor optar por produtos leves com textura de sérum, óleos ou emulsões.

  • 1A: finos, lisos, tendem à oleosidade e refletem muito brilho. São menos volumosos, podendo aparentar ser um pouco ralos.
  • 1B: lisos e com espessura média. São um pouco mais densos que o 1A. São muito brilhosos e, em alguns casos, com raízes oleosas.
  • 2C: extremante lisos, com espessura de média a grossa, que os deixa um pouco mais volumosos. Tendem a ser sedosos e brilhantes.

Saiba mais:


Tipo de cabelo: 2

O grupo número 2 é formado pelos cabelos ondulados, que formam ondas em forma de S. São muitas vezes confundidos com lisos e, quando tratados dessa forma, ficam volumosos e indefinidos. É necessário lançar mão de produtos que modelem e deem forma ao cabelo.

  • 2A: finos, com ondulações suaves e costumam ter raízes lisas. Apresentam bom nível de volume, movimento e são facilmente modelados.
  • 2B: costumam ter espessura de fina a média, com ondas um pouco mais marcadas do que o tipo anterior. É fácil de modelar e tendem a ter frizz mais evidente.
  • 2C: fios de espessura média com ondas mais evidentes e definidas. Geralmente apresentam muita quantidade de cabelo e frizz.

Tipo de cabelo: 3

O grupo número 3 é formado pelos cabelos cacheados, que têm formato de molas de espirais, que podem ser mais estreitas ou mais abertas.

  • 3A: com espessura média, formam cachos suaves que podem ser confundidos com ondas. São bastante volumosos e frizzados, por isso demandam produtos que ajudam no controle e definição da forma.
  • 3B: mais espessos que o tipo anterior, formam cachos bem definidos. Podem ser um pouco mais ressecados e com frizz evidente, precisando de tratamentos constantes para a manutenção da forma.
  • 3C: têm espessura que varia de fina a média, apresentam cachos estreitos e bem definidos desde a raiz, com forma de espirais. Sofrem com ressecamento, podendo lançar mão de óleos vegetais.

Confira também:


Tipo de cabelo: 4

O grupo número 4 é formado pelos cabelos que formam cachos mais estreitos ou que se organizam em forma de fita, como os crespos.

  • 4A: cachos muito estreitos, que se agrupam em espirais desde a raiz, provocando bastante volume. Os fios são finos e sensíveis, precisando de cuidados. Não são fáceis de modelar.
  • 4B: fios bem fininhos que se organizam em cachos, fitas ou zigue-zagues. Têm textura ressecada que dificulta o pentear. Umidificadores no dia a dia e tratamentos são necessários para o cuidado.
  • 4C: fios crespos, macios e bastante finos, não formam cachos, têm forma de fita ou zigue-zague, que começa desde a raiz. São bastante sensíveis, demandando cuidado para pentear e muitos tratamentos para que não se quebrem.

Pronto, agora você já conhece todos os tipos de cabelo e suas curvaturas e sabe como cuidar melhor de todos eles em seu salão. A Bellkey tem cosméticos de tratamento, modelagem e manutenção de altíssima qualidade para cuidar de todos os tipos!