fbpx

Tipos de melaninas: o que dá a cor dos cabelos?

2018-11-26T09:54:04+00:0026/11/2018|0 Comentários

Um assunto que intriga muitos cabeleireiros e clientes é a cor dos cabelos. Por que será que a cor natural dos fios de cada pessoa é tão variada? Por que os fios tornam-se brancos ao longo da vida? Por que temos fios de cores diferentes nos cabelos?

Neste post responderemos a essas perguntas. Acompanhe!

O que faz a cor dos cabelos?

A grande responsável pela cor dos cabelos é a melanina. Trata-se de um pigmento biológico que produzimos dentro da raiz dos cabelos, no bulbo piloso.

Lá se encontram melanócitos, que são células que sintetizam os pigmentos de melanina e os colocam dentro de outras células, os queratinócitos, que formam os cabelos. É assim que a cor dos cabelos surge.

Mas sabemos que cada cabelo tem uma cor diferente, certo? Isso acontece porque não existe apenas um tipo de melanina e cada uma delas aparece em concentrações diferentes em cada cabelo. Vamos explicar melhor a seguir.

Tipos de melanina

Há dois tipos principais de melanina importantes para a cor dos cabelos:

  • Eumelanina: pigmentos granulosos, grandes e que ficam aglomerados. São mais escuros, variando do vermelho mais fechado ao preto.
  • Feomelanina: ao contrário da anterior, é composta por pigmentos difusos e pequenos, que ficam disseminados por todo o cabelo. São mais claros, com tons que variam entre vermelho vivo e amarelo.

As variações de cor de cabelo acontecem devido a diferentes quantidades de cada um desses pigmentos presentes nos fios de cada pessoa. Loiras e ruivas naturais, por exemplo, apresentam maiores concentrações de feomelanina, em contrapartida as morenas contam com maiores quantidades de eumelanina nos fios. Assim:

  • Muita eumelanina e pouca feomelanina = cabelos mais escuros
  • Pouca eumelanina e muita feomelanina = cabelos mais claros

São essas variações que dão origem à famosa escala de alturas de tom, que variam do 1 ao 10 partindo dos cabelos mais escuros (1) aos mais claros (10).

Cada unidade da fibra capilar, ou seja, cada fio de cabelo, pode conter em si diferentes quantias de pigmentos. É por isso que nem todos os nossos fios são exatamente da mesma cor, mas quando vemos todos juntos, percebemos apenas uma tonalidade predominante.

Por que os cabelos ficam brancos?

Já sabemos que é a melanina que dá cor aos fios. Quando a produção de melanina é reduzida ou interrompida, os novos fios que nascem não recebem o pigmento e ficam transparentes. Entretanto, nossos olhos percebem esses fios como se fossem brancos. Eles vão surgindo progressivamente à medida que a melanina para de ser injetada na fibra capilar.

Como funciona a descoloração dos cabelos?

Agora que você já sabe como os fios são naturalmente coloridos, queremos falar de um processo com o qual você com certeza tem muito contato no salão: a descoloração. O que será que acontece com a melanina quando você descolore um cabelo?

A descoloração é uma reação química ocasionada pela presença de oxigênio. Quando ele entra em contato com os pigmentos, eles passam por uma oxidação e são destruídos aos poucos.

Os primeiros pigmentos a desaparecerem são granulosos da eumelanina, que, por serem grandes e aglomerados, são atingidos mais facilmente pelas partículas de oxigênio. Depois disso, a feomelanina também é destruída, removendo quase todos os pigmentos dos fios, que acabam perdendo sua cor natural.

Interessante, não é? É importante que todo cabeleireiro tenha conhecimentos básicos sobre a estrutura da fibra capilar e sobre os processos que realiza no salão. Entendendo como tudo funciona, você se torna um expert e consegue ter maior previsibilidade sobre os resultados dos serviços que realiza em seus clientes.

A Bellkey sabe a importância do conhecimento para todos os profissionais. Por isso, quer que todo cabeleireiro tenha acesso gratuito a conteúdos valiosos sobre assuntos realmente úteis no dia a dia no salão. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a artigos desenvolvidos especialmente para você.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Faça o Download grátis aqui!

Prencha o formulário abaixo para receber o material diretamente em seu e-mail.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

DOWNLOAD GRATUITO!!!

E-BOOK
TRATAMENTO CAPILAR 
Entenda como fazer o Cronograma Capilar
Baixar o E-book!
close-link
0