Fabricantes de cosméticos, profissionais da beleza, blogueiras e até leigos falam com frequência sobre as cutículas do cabelo. No entanto, é o cabeleireiro que precisa dominar esse assunto para entender melhor o que acontece com os fios durante os serviços que realiza e também para que possa instruir seus clientes e sanar suas dúvidas, auxiliando-os a cuidar bem dos cabelos no dia a dia.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo no qual explicaremos a composição da fibra capilar, especificamente das cutículas, mostrando qual é a sua função, como elas se comportam durante os procedimentos do salão e como cuidar para mantê-las sempre saudáveis. Vamos começar?

Como é composta a fibra capilar?

Em sua haste, a fibra capilar possui três camadas: o córtex, a medula e a cutícula, sendo a cutícula a mais externa e o córtex a mais interna. A cutícula é composta de células achatadas e alongadas que se sobrepõem umas às outras, como escamas de peixes, e recobrem todo o fio se organizando no sentido do crescimento, da raiz às pontas.

Você pode senti-las fazendo um teste simples. Pegue um fio de cabelo e deslize os dedos polegar e indicador em pinça sobre ele da raiz até as pontas. Ele deslizará facilmente, pois segue a direção das cutículas do cabelo. Agora tente deslizar os dedos da mesma forma, porém na direção contrária, das pontas até a raiz. Você sentirá um pouco de aspereza e resistência e pode até ouvir um barulhinho, percebeu? São as cutículas sendo empurradas no sentido contrário ao natural.


Saiba mais:


Qual é a função das cutículas do cabelo?

Por ser a camada mais externa do fio, a cutícula funciona como uma barreira protetora. Com ela, as outras camadas da fibra se mantêm coesas, e os nutrientes necessários para a saúde dos cabelos permanecem dentro do fio, garantindo que sejam preservados. Ela é bastante resistente a agressões mecânicas e químicas, por isso é tão importante.

Cutículas do cabelo: abertas x fechadas

Ouvimos falar bastante sobre abrir e fechar as cutículas do cabelo, não é? Mas o que será que faz com que elas façam esse movimento? Existem dois principais fatores que influenciam nisso: o pH e a temperatura. Veja:

pH

  • pH alcalino (maior que 7): abre as cutículas
  • pH ácido (menor que 7): fecha as cutículas

Temperatura

  • Temperaturas elevadas: abrem as cutículas
  • Temperaturas baixas: fecham as cutículas

O ideal é que as cutículas permaneçam seladas e bem alinhadas, retendo os nutrientes e mantendo a superfície do fio bem protegida e plana, o que melhora o reflexo da luz e dá mais brilho aos cabelos. Porém, há casos em que é interessante abrir as cutículas.

Os shampoos, geralmente, fazem essa tarefa. Por serem mais alcalinos eles abrem as cutículas e conseguem remover os resíduos e a sujeira do cabelo, além de deixar os fios preparados para que os ativos dos tratamentos penetrem bem na fibra capilar. O condicionador e/ou máscara de tratamento, que tendem a ser mais ácidos, devem ser utilizados em seguidas para selar as cutículas novamente e deixar o fio bem protegido e brilhante.


Confira também: 


O que acontece com as cutículas do cabelo nas químicas capilares?

O que as químicas capilares fazem às cutículas do cabelo?

As químicas capilares, como alisamentos, colorações e descolorações precisam penetrar profundamente na fibra capilar, ultrapassando a barreira das cutículas, para que entreguem o resultado esperado. Para isso, as células que compõem as cutículas precisam ser abertas ou degradadas, danificando a proteção do fio. Com as cutículas do cabelo lesadas, o fio perde sua coesão e seus nutrientes, ficando mais frágil, quebradiço e menos saudável.

É por isso que, após esses procedimentos, é sempre necessário fazer bons tratamentos que ajudem a repor nutrientes, recuperar e selar as cutículas dos cabelos. A Bellkey tem em seu catálogo produtos terapêuticos voltados para a recuperação da saúde dos fios, cada linha com uma finalidade específica. O resultado são fios mais saudáveis e bonitos.

Agora você já sabe tudo que um bom cabeleireiro precisa saber sobre a cutícula dos cabelos.

Aqui no blog você encontra outros artigos com dicas úteis para você e seus clientes, além de conteúdos valiosos para te ajudar no dia a dia do salão!