O número de homens e mulheres com cabelos crespos que tem assumido a beleza de seus fios naturais e se livrado dos alisamentos químicos vem aumentando. Entretanto, não são todos os cabeleireiros que sabem lidar com as particularidades desse tipo de cabelo.

Você está preparado para atender bem seus clientes crespos? Este post foi elaborado para te ajudar nisso!

Características dos cabelos crespos

Para começar, é importante que você conheça as particularidades desse tipo de cabelo. Em sua estrutura, os cabelos crespos se diferenciam dos cabelos lisos pelo próprio formato da fibra capilar. Veja na figura abaixo, reproduzida do site Dermatologia & Saúde:

Perceba que o cabelo afro tem um formato que se assemelha a uma fita. Em contrapartida, os fios caucasianos e asiáticos são mais cilíndricos. À medida que a fibra capilar do padrão afro vai crescendo, devido ao formato mais achatado, ela cria espirais e zigue-zagues, ao invés de cachos, gerando o que reconhecemos como o cabelo crespo.

O percurso espiralado feito pela fibra capilar crespa é o motivo de esse tipo de cabelo apresentar maior ressecamento, uma vez que sua forma dificulta que a lubrificação natural produzida pelo couro cabeludo percorra toda a extensão do fio.


Saiba mais:


Outra característica típica dos cabelos crespos é a espessura: são finos. Isso acontece porque são recobertos por menos camadas de cutículas que os demais tipos de cabelo. O resultado é que tendem a ser um pouco mais frágeis e embaraçam mais.

Vale lembrar também que, historicamente, a beleza dos cabelos crespos não foi reconhecida por muitos anos. Por isso, muitas pessoas que têm esse tipo de fio já passaram por diversos processos químicos de alisamento, agressões por tração excessiva de escovações e pranchas, além do dano causado por penteados muito apertados.

Cuidados com o cabelo crespo

Todas essas características devem ser levadas em consideração ao atender clientes com cabelos crespos. Veja alguns cuidados que devem ser tomados:

  • Por serem naturalmente mais ressecados, os produtos que devem ser usados nos cabelos crespos precisam ser escolhidos a dedo. O shampoo deve limpar delicadamente os fios para não comprometer a lubrificação dos fios, e a máscara de nutrição deve ser potente para fornecer todos os nutrientes que a fibra capilar precisa. A linha Umectação 12 Óleos da Bellkey é excelente para cumprir essas funções, além de deixar os fios mais macios e fáceis de desembaraçar.
  • Caso seu cliente esteja recuperando os fios crespos quimicamente tratados é necessário regenerá-los para que voltem a ter força e saúde. A linha Bio Pós Progressiva da Bellkey foi desenvolvida para reestruturar cabelos saturados de progressivas de formol e metais pesados, acumulados no decorrer de processos químicos. Os produtos da linha deixam os fios bem estruturados, protegidos e saudáveis.

Confira a vídeo aula online:


  • No lavatório, seja delicado. Nada de esfregar o shampoo no comprimento dos cabelos. Aplique-o no couro cabeludo e massageie bem, espalhe a espuma ao longo dos fios com suavidade, evitando que embaracem. Só tente pentear os fios e desfazer os nós depois que o condicionador tiver sido aplicado, para facilitar o processo e evitar que os fios se quebrem.
  • Na hora de finalizar, lembre-se que a escova não é única opção. Há boas finalizações para cabelos cacheados que também funcionam para crespos.
  • Para os clientes que desejam transformar o crespo, mas sem abrir mão das ondulações, o Up Curly da Bellkey é o produto ideal. Ele ajuda no controle de volume, redução do frizz e pode formar cachos com aspecto natural em cabelos crespos, mesmo após alisamentos repetitivos.

Esse conteúdo te ajudou a se preparar melhor para cuidar com a devida atenção dos seus clientes com cabelos crespos e a respeitar as características próprias desse tipo de fio? Aqui no blog você encontra dicas como essas e muito mais para tornar o seu dia a dia no salão mais prático.