Os cabelos pretos são lindos. Super escuros, tendem a ser brilhantes e poderosos. Entretanto, muitos cabeleireiros sabem como esse tom pode ser controverso, não é?

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre essa cor de cabelo, dar dicas sobre como chegar à tonalidade, sobre as características dos pretos naturais e também sobre os problemas que os cabelos pretos tingidos podem enfrentar. Vamos começar?

Cabelos pretos naturais

Cabelos naturalmente pretos são muito raros e geralmente podem ser encontrados em asiáticos, indígenas, africanos e seus descendentes. Fios tão escuros quanto esses tendem a ser mais grossos e mais resistentes às descolorações e alisamentos. Entretanto, não pense que é possível fazer esses procedimentos sem antes fazer um teste de mechas! Até mesmo os fios mais fortes podem não resistir ao excesso de químicas.

Outra característica marcante dos cabelos pretos naturais é o fundo de clareamento vermelho. Por isso, costumamos ouvir por aí que o preto “puxa” para o vermelho ou para o laranja quando descolorido. Esse fator é o que leva os pretos naturais a demorarem mais para chegar ao loiro. Prepare-se para um processo longo ao fazer esse serviço!

Cabelos pretos tingidos

Os cabelos pretos tingidos são intensos, marcantes e cheios de brilho. Essa é a cor que melhor reflete a luz, por isso garante aquele “efeito espelhado” que muitos clientes adoram! Entretanto, existem dois problemas relacionados aos cabelos pretos coloridos para os quais você deve ficar atento.

Primeiramente, preste atenção no contraste entre o tom dos fios e a pele do cliente. Como o preto é muito escuro, pode fazer com que a pele pareça ainda mais clara, principalmente nas pessoas mais branquinhas, causando estranhamento à primeira vista. Por isso, antes mesmo de começar a coloração nos cabelos do cliente, explique que o resultado final pode ser impactante.

Em segundo lugar, é muito importante que o seu cliente saiba que o preto é muito difícil de ser removido dos fios, mesmo com a descoloração. Por isso, ao aderir aos cabelos mais escuros é muito importante que o cliente esteja ciente disso e também esteja certo dessa decisão, pois será difícil voltar atrás.

Como chegar aos cabelos pretos?

Para os olhos dos leigos, pode até não parecer, mas existem várias tonalidades de cabelos pretos. Os reflexos são os responsáveis por essas variações, principalmente quando são mais frios, como o azul, cinza e violeta. Apresente essas opções para que o cliente faça uma escolha acertada.

Escolhido o tom, vamos para a aplicação. De forma geral, a coloração preta tem ótima aderência aos fios e pode ser aplicada normalmente. Entretanto, há casos em que a cor pode desbotar. Cabelos muito claros, como o loiro platinado, por exemplo, ao serem pintados de preto, podem acabar perdendo os pigmentos com as lavagens e desbotando. Para evitar que isso aconteça, é necessário fazer uma pré-pigmentação.

Por fim, para garantir o preto perfeito e ainda manter os fios saudáveis, é fundamental usar produtos de alta qualidade. Escolha marcas como a Bellkey Professional, por exemplo, que possuem colorações com pigmentos vibrantes, grande durabilidade e alto poder de cobertura de brancos!