Cuidar dos cabelos pode até parecer uma coisa simples, mas todo profissional da área sabe o quanto essa atividade é complexa, criativa e cheia de possibilidades. O mercado de cabeleireiros é extenso, com muitos profissionais, serviços, produtos, tendências e especialidades. Sim, é possível se tornar um cabeleireiro especialista naquele trabalho que você mais gosta ou tem mais facilidade. Mas será que vale a pena?

Essa pergunta não tem uma resposta certa, mas há vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de começar a buscar uma especialização. De forma geral, quando você se torna um cabeleireiro especialista você consegue focar naquilo que mais gosta, tornando sua rotina mais prazerosa. Com o tempo, você terá cada vez mais facilidade e expertise ao lidar com sua especialidade, podendo se tornar uma referência no mercado e cobrar um valor mais elevado por aquele serviço pelo qual você é conhecido.

Por outro lado, ao decidir se tornar um cabeleireiro especialista você terá que deixar de lado alguns serviços para focar naquilo que te interessa. Isso pode fazer com que seus rendimentos caiam em um primeiro momento. Além disso, é impossível se especializar sem investir tempo e dinheiro em cursos. É necessário ter uma boa preparação para se tornar um especialista, por isso escolha cursos realmente confiáveis e que te capacitem para um futuro de muito sucesso.

Agora, vamos falar um pouco sobre as especialidades no mercado de cabelos?

Colorista e cabeleireiro especialista em mechas

Essas talvez sejam as especialidades que estão mais em alta no momento. Basta abrir o Instagram e você verá milhares de fotos e vídeos de lindos cabelos sempre com as tendências atuais de cor. Muitos cabeleireiros desse nicho se tornam verdadeiras celebridades nas redes sociais.

Coloristas e especialistas em mechas são os profissionais que lidam com a cor dos fios, precisam entender tudo sobre tintas, descolorantes, alturas de tom, fundos de clareamento, técnicas de mechas, reflexos e todas as regras da colorimetria.

  • Produtos Bellkey para coloristas e especialistas em mechas: Infinity Color.

Cabeleireiro especialista em penteados

O especialista em penteados deve ter muita criatividade, atenção aos detalhes, habilidade manual e delicadeza. Além disso, é necessário muito treino e conhecimento sobre os materiais que irá utilizar como arranjos, presilhas, enchimentos, extensões capilares e, claro, seus maiores aliados: os produtos finalizadores.

Além disso, antes de optar por essa especialidade, prepare-se para trabalhar fora do horário comercial e para sempre ser muito pontual para evitar que os clientes se atrasem para os compromissos. Além de ter que lidar com noivas e debutantes ansiosas.

  • Produtos Bellkey para especialistas em penteados: Finish Style.

Cabeleireiro especialista em cortes

Precisão, atenção aos detalhes, criatividade, conhecimento técnico e muito respeito ao desejo do cliente são características importantes para o cabeleireiro especialista em cortes. É necessário também entender que cabelos lisos, cacheados e afros demandam cuidados diferentes na hora de cortar e, por isso, o especialista deve estar preparado para lidar com todos eles.

Essa especialidade tem um baixo custo de serviço, uma vez que não depende necessariamente do uso de produtos, o que pode trazer bom retorno financeiro.

Terapeuta capilar

É o médico do cabelo, especializado em tratamentos para os fios! Para se tornar um terapeuta capilar existem cursos até mesmo de graduação e pós-graduação relacionados à tricologia, ramo de estudos da medicina que estuda os pelos e cabelos.

Esse profissional deve conhecer a fibra capilar a fundo e também entender como os cosméticos atuam na fibra corrigindo os danos. É necessário estudar bastante e não ter medo de química! Além disso, o terapeuta capilar deve saber analisar os cabelos do cliente e indicar os produtos adequados para cada caso.

A Bellkey está ao lado de todos esses especialistas oferecendo os melhores produtos para apoiá-los na rotina do salão e ajudá-los a conquistar os melhores resultados!